Unidade, que está passando por reforma e ampliação, recebeu investimentos e aumentou em 16% o número de intervenções cirúrgicas em relação a 2022

Um balanço divulgado pelo Hospital São João Batista (HSJB), em Volta Redonda, aponta que em 2023 a unidade bateu o recorde de cirurgias realizadas. No período entre janeiro até novembro deste ano, a unidade médica realizou 4.722 procedimentos, contra 4.073 de 2022. Isso significa que o HSJB aumentou em 16% o número de intervenções cirúrgicas realizadas de um ano para o outro.

Das quatorze cirurgias por especialidades realizadas no hospital, dez delas tiveram aumento este ano – oftalmologia, plástica e gineco-obstetrícia foram as especialidades que mais tiveram aumento. A maior diferença foi na área de oftalmologia, com 53 procedimentos em 2023, contra 19 em 2022 (aumento de 178%); seguida da cirurgia plástica – 22 realizadas em 2023 e 12 no ano passado (83% a mais); as cirurgias de gineco-obstetrícia foram 818 em 2023, contra 545 em 2022 (50% a mais).

No mesmo período, os procedimentos cirúrgicos também foram maiores em relação às cirurgias urológicas, com 907 realizadas neste ano e 708 no ano passado (aumento de 28%); cirurgias gerais tiveram 960 procedimentos em 2023 – número 12% maior que o registrado em 2022 (854). E as cirurgias vasculares chegaram a 198 em 2023, contra 183 em 2022 (8% maior).

As outras especialidades que também tiveram aumento foram de traumato-ortopedia, registrando um aumento de 5% (1.311 em 2023 e 1.244 no ano passado); torácica, com 107 em 2023 e 104 em 2022 (aumento de 3%). Também foram realizadas uma cirurgia de gastro e outra de otorrinolaringologia no mesmo período.

Retomada de gestão e investimentos

O trabalho desenvolvido pela direção e equipe médica da unidade teve grande destaque, especialmente depois que a Prefeitura de Volta Redonda deu início aos mutirões de cirurgias, que reduziram em muito o tempo de espera dos pacientes pelos procedimentos.

Além disso, nos últimos três anos, desde quando a prefeitura retomou o controle da unidade, o hospital tem recebido um grande volume de investimentos dos governos municipal e estadual, que garantiram a aquisição de novos equipamentos e a reforma de vários setores da unidade, além das obras de ampliação.

Dentre os investimentos estão equipamentos para reabilitação dos pacientes, como guincho transferidor, e melhorias para acomodação, como novos leitos de enfermaria, novas poltronas e TVs. O hospital também se modernizou, agilizando e aumentando a segurança nos procedimentos, com a aquisição de um ultrassom portátil para UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e quatro bisturis elétricos para o centro cirúrgico.

O diretor-geral do HSJB, o vice-prefeito Sebastião Faria, ressalta que a unidade segue como referência no município para cirurgias eletivas e a cada ano vem batendo recordes em número de procedimentos realizados.

“Vamos fechar o ano de 2023 com um aumento significativo de cirurgias, comparada à estatística de 2022. Com o apoio do governo estadual, a Prefeitura de Volta Redonda vem trabalhando para melhorar o atendimento no hospital. Estamos trabalhando muito para tornar o São João Batista um espaço cada vez melhor para quem busca atendimento e para quem atende. Nosso compromisso com a saúde da população é diário”, ressaltou Faria.

Ampliação e reforma do HSJB

E a obra de reforma e ampliação do Hospital São João Batista segue a todo vapor. O projeto prevê melhorias no prédio existente e a transformação da unidade em um hospital cirúrgico. No local onde ficava o estacionamento dos funcionários está sendo erguida uma edificação de cinco pavimentos, sendo três andares de estacionamento, com 70 vagas. Nesta nova estrutura, um dos pavimentos abrigará o centro cirúrgico, o Centro de Mmaterial e Esterilização (CME) e a unidade de internação pós-cirúrgica, com dez leitos; este bloco será interligado ao primeiro pavimento do atual hospital.

Acima dele, serão construídas a nova UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) com 20 leitos e uma UCI (Unidade de Cuidados Intermediários) com dez leitos interligados ao segundo piso do atual prédio. Haverá uma nova rampa ligando os andares e dois elevadores. Os setores de Nutrição, Administração e Urologia também serão ampliados – esse último indo para um novo setor. A farmácia irá para uma nova área, de modo a atender as normas RDC 50 e 36, da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O almoxarifado terá três pavimentos interligados por um elevador monta-carga. Uma central de tratamento de esgoto também será construída para atender as normas ambientais vigentes. A recepção principal será ampliada e um banheiro com acessibilidade será construído. Toda a unidade atenderá às resoluções pertinentes aos estabelecimentos de saúde.

Foto de Cris Oliveira - Secom/PMVR