Ação de combate ao mosquito Aedes aegypti começou nesta quarta, dia 24, e seguirá até sexta-feira, 26, na localidade

O bairro Santa Cruz, em Volta Redonda, recebeu nesta quarta-feira, dia 24, a força-tarefa da prefeitura no combate à dengue. As ações de bloqueio de eliminação ao Aedes aegypti – transmissor da dengue, chikungunya e zika – seguirão na localidade até sexta-feira, 26. A iniciativa é conjunta entre as secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Infraestrutura (SMI), que disponibilizam equipes para o controle de focos do mosquito.

Entre os serviços oferecidos na força-tarefa estão vistoria e orientações dos agentes de endemia nas residências; e serviços de limpeza urbana com a disponibilização de caçambas para descarte de materiais inutilizados, que acabam se transformando em depósito para o mosquito. Os bairros Sessenta, Dom Bosco, Aterrado, Jardim Paraíba e Nossa Senhora das Graças já receberam a iniciativa.

A coordenadora da Vigilância Ambiental de Volta Redonda, Janaína Soledad, pediu a colaboração dos moradores do bairro Santa Cruz para receber os agentes nas residências.

“O trabalho dos agentes de endemia é rápido e de extrema importância para o bloqueio da dengue. Atrelado a essa vistoria, os moradores estão recebendo orientações de prevenção para evitar água parada em pneus, garrafas, vasos de plantas, além de instruções em relação às caixas d’água para serem mantidas limpas e fechadas”, disse Soledad.

Junto aos serviços da força-tarefa, Volta Redonda conta com o apoio do Governo do Estado, que disponibilizou o carro de fumacê UBV (Ultrabaixo Volume), que continua percorrendo os bairros do município. O veículo da Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (SVEA) iniciou os percursos no dia 8 deste mês.

A programação do fumacê UBV foi definida pela Vigilância Ambiental, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, levando em consideração os índices de proliferação do mosquito nas regiões do município. Os próximos bairros que receberão a força-tarefa e o fumacê UBV serão divulgados nas redes sociais da prefeitura (@prefeitura).

Cronograma fumacê UBV em Volta Redonda

Quarta-feira, dia 24

Aterrado
Jardim Paraíba
Nossa Senhora das Graças

Dom Bosco
São Luiz
Candelária

Quinta-feira, dia 25
Manhã e tarde
Retiro

Fotos de Cris Oliveira – Secom/PMVR.