A Prefeitura de Volta Redonda está intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika e hikungunya. As secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Infraestrutura (SMI) montaram equipes que estão percorrendo os bairros, vistoriando as residências para eliminação de criadouros do mosquito.

Os agentes de endemias da Vigilância Ambiental fazem vistorias domiciliares e conscientização dos moradores em relação aos cuidados nas residências, reforçando o combate ao mosquito pelos bairros que apresentaram maior índice de infestação no LIRAa. As ações de controle contam ainda com a participação e apoio dos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) e unidades de Saúde do município.

A secretaria de Infraestrutura disponibiliza caçambas para que os moradores possam descartar materiais inutilizados e entulho, que acabam servindo de criadouro do mosquito. O trabalho envolve, além dos profissionais, caminhões, retroescavadeiras.

Por meio da campanha ‘10 minutos Contra a Dengue’, também são entregues panfletos informativos aos moradores com dicas e orientações em prevenção ao mosquito.

Proliferação

A maneira mais eficaz de combater o Aedes aegypti é a vistoria semanal nas residências para quebrar o ciclo de vida do mosquito. O período quente e úmido, que intercala as chuvas com dias de altas temperaturas, faz o Aedes se reproduzir com maior intensidade. O tempo de eclosão dos ovos varia entre sete e dez dias; por isso, a eliminação semanal de possíveis criadouros ajuda a interromper o ciclo de vida dos mosquitos, impedindo que se tornem adultos transmissores da dengue, zika e chikungunya.

Dicas de prevenção ao Aedes

Mantenha a caixa d’água limpa e tampada;
Coloque areia nos vasos de plantas;
Mantenha as calhas sempre limpas;
Guarde pneus sempre cobertos;
Mantenha as lixeiras bem fechadas;
Guarde as garrafas de cabeça para baixo.

Sintomas da dengue

Os sintomas mais comuns da dengue são dores musculares, febre, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo. A coordenadora da Vigilância Ambiental de Volta Redonda, Janaina Soledad, recomenda que, ao apresentar um dos sintomas, que procure, imediatamente, a Unidade Básica de Saúde (UBS) ou de Saúde da Família (UBSF) mais próxima de casa para atendimento médico.

Secom/PMVR