Número é 13% maior que a média do mesmo mês em 2023; a maioria dos procedimentos foi de traumato-ortopedia

O Hospital São João Batista, em Volta Redonda, realizou em janeiro de 2024 um total de 489 cirurgias eletivas em 11 especialidades: traumato-ortopedia, urologia, cirurgia-geral, gineco-obstetrícia, vascular, neurocirurgia, cirurgia torácica, buco-maxilo, proctologia, oftalmologia e otorrinolaringologia. O número é 13% maior do que as cirurgias realizadas no mesmo período de 2023.

A maior parte dos procedimentos de janeiro foram relacionados a traumato-ortopedia (130) – especialidade na qual a unidade hospitalar é referência no interior do estado. O HSJB também é referência em outras especialidades como neurocirurgias e procedimentos urológicos e de tórax.

Ainda em janeiro, também foram realizadas cirurgias de urologia (99); cirurgia-geral (86); de gineco-obstetrícia (105), vascular (19); neurocirurgia (12); torácicas (10); de buco-maxilo (6); de proctologia (1); oftalmologia (20) e de otorrinolaringologia (1).

Segundo o diretor-geral do hospital, o vice-prefeito Sebastião Faria, os números positivos são fruto dos investimentos realizados na unidade.

“A Saúde é uma das áreas que vem recebendo mais investimentos da Prefeitura em Volta Redonda. O Hospital São João Batista, que chegou a correr o risco de fechar as portas e estava sob intervenção judicial quando o prefeito Neto assumiu, hoje voltou a ser referência no interior do estado. Tudo isso graças à modernização do centro cirúrgico e investimentos em tecnologia, equipamentos e profissionais”, ressaltou Faria.

Investimentos

Nos últimos três anos, o hospital recebeu vários investimentos, inclusive de equipamentos para reabilitação dos pacientes, como guincho transferidor, e melhorias para acomodação, como novos leitos de enfermaria, novas poltronas e TVs. O hospital também se modernizou, agilizando e aumentando a segurança nos procedimentos com a aquisição de um ultrassom portátil para UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e quatro bisturis elétricos para o centro cirúrgico.

Ampliação e reforma do HSJB

O projeto de reforma e ampliação do Hospital São João Batista prevê melhorias no prédio existente e a transformação da unidade em um hospital cirúrgico, onde ficava o estacionamento dos funcionários. Será uma edificação de cinco pavimentos, sendo três andares de estacionamento, com 70 vagas.

Nesta nova estrutura, um dos pavimentos abrigará o centro cirúrgico, o Centro de Material e Esterilização (CME) e a unidade de internação pós-cirúrgica, com dez leitos; este bloco será interligado ao primeiro pavimento do atual hospital.

Acima dele, serão construídas a nova UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), com 20 leitos, e uma UCI (Unidade de Cuidados Intermediários) com dez leitos, interligados ao 2° piso do atual prédio. Haverá uma nova rampa ligando os andares e dois elevadores. Os setores de Nutrição, Administração e Urologia também serão ampliados, esse último indo para um novo setor. A farmácia irá para uma nova área, de modo a atender a RDC 50 e 36, normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O almoxarifado terá três pavimentos interligados por um elevador monta-carga. Uma central de tratamento de esgoto também será construída para atender às normas ambientais vigentes. A recepção principal será ampliada e um banheiro com acessibilidade será construído. Toda unidade atenderá às resoluções pertinentes a estabelecimentos de saúde.

Secom/PMVR