Pista que vai ligar os bairros Aero Clube e Aterrado começa a ganhar forma com estruturas metálicas sendo erguidas sobre pilares de sustentação

As primeiras vigas metálicas de sustentação da futura ponte que está sendo construída sobre o Rio Paraíba do Sul, ligando os bairros Aero Clube e Aterrado, começaram a ser içadas nesta semana em Volta Redonda. A obra faz parte do Plano de Mobilidade Urbana, que conta com investimento de aproximadamente R$ 140 milhões em recursos do Governo do Estado.

A empresa responsável pela construção da ponte já içou quatro vigas sobre os pilares que vão sustentar a ponte na frente de trabalho que atua no Aero Clube. Com isso, será finalizado o primeiro vão da estrutura. Em uma próxima etapa, serão içadas outras quatro vigas no segundo vão, para, em seguida, as vigas serem travadas entre elas.

A parte da obra que acontece no bairro Aterrado, próximo ao Fórum, algumas vigas já começaram a chegar e resta às equipes cravar estacas para a construção de dois pilares, enquanto que nos outros apoios os trabalhos já envolvem construção dos blocos de concreto.

“O tempo melhorou e os trabalhos puderam avançar mais. Temos muitas obras acontecendo em Volta Redonda e agradeço ao Governo do Estado por essa parceria histórica que está mudando a cara de Volta Redonda. Um legado para nossa população”, afirmou o prefeito Antonio Francisco Neto.

Em toda a extensão da ponte serão erguidos 18 pilares de sustentação. Ela vai ligar o Aterrado (Fórum) até o bairro Aero Clube (Kartódromo), dando novo acesso a quem vai pegar a Radial Leste ou quem pretende ir no sentido Retiro e outros bairros adjacentes. O objetivo principal é desafogar o trânsito na parte central e comercial do bairro Aterrado, ponto de passagem de grande volume para quem cruza a cidade.

Projeto contempla outras obras de engenharia

A construção da ponte faz parte de um grande projeto de mobilidade urbana, pois vem acompanhada da construção de uma alça no Viaduto Heitor Leite Franco, que vai permitir que os carros desçam pela Rua do Canal, no Aterrado, em um trecho perto da Capela Mortuária. Desta forma, vai ser possível atravessar para a outra margem do rio sem passar pelo centro do Aterrado.

Também já foi iniciada a construção de um novo viaduto, que vai ligar o Jardim Amália (próximo ao antigo Casarão) ao Aterrado (Fórum). E outro viaduto terá sua obra iniciada em breve na Avenida Nossa Senhora do Amparo, com o objetivo de ligar o bairro Niterói à entrada do Retiro.

O Plano de Mobilidade Urbana conta ainda com outras intervenções em andamento, como as obras para adequação de calçadas – muitas delas já concluídas –, construção de ciclovias e instalação de lâmpadas de LED, que já avançou com mais de 6 mil lâmpadas trocadas na cidade. Todo o projeto foi feito pela prefeitura, mas está sendo custeado e fiscalizado pelo Governo Estadual.

Fotos de Cris Oliveira – Secom/PMVR.