Rua Érica Berbet também está ganhando novo sistema de drenagem, recuperação de calçada e recapeamento do asfalto. Beira do córrego Vila Rica também passou por melhorias

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI), está realizando uma obra que vai beneficiar os moradores da Rua Érica Berbet, no bairro Três Poços. Muito solicitada pelos residentes do local, a obra envolve a construção de um novo sistema de drenagem, além da recuperação de calçada e recapeamento do asfalto.

Com apoio de uma retroescavadeira e dois caminhões, as equipes da SMI estão assentando 230 metros de manilhas com 300 mm de diâmetro, além de 15 ralos que serão instalados ao longo da rede.

“Os moradores se queixavam muito de problemas como buraco, falta de calçada. E pra receber o asfalto novo, está sendo necessário, primeiro, refazer toda a rede de drenagem da rua e também o calçamento. A melhoria na drenagem é para evitar que os buracos apareçam novamente. O último passo será o recapeamento do asfalto”, explicou a secretária municipal de Infraestrutura, Poliana Moreira.

Em paralelo à nova rede, funcionários da secretaria de Infraestrutura estão reconstruindo 460 metros de calçada e meio-fio. A intervenção, que vai melhorar a circulação de pedestres na via, também era uma reclamação dos moradores.

Em relação ao asfalto, o recapeamento será realizado em toda a rua, após o término dos serviços de drenagem e calçamento. A previsão é que todas as obras sejam concluídas no próximo mês.

Córrego Vila Rica

Outra obra de drenagem, próxima à Rua Érica Berbet, já foi concluída pela secretaria de Infraestrutura para evitar alagamentos no bairro Três Poços. Trata-se de uma nova rede nas imediações do córrego Vila Rica. A primeira etapa, que consistiu na substituição de manilhas antigas por novas estruturas com maior diâmetro, foi finalizada.

O manilhamento neste trecho, que corta a Avenida Paulo Erlei Alves Abrantes, está pronto, assim com o asfalto que já foi reparado. As equipes estão finalizando a calçada para colocar o guarda-corpo. O córrego também está recebendo novos muros de contenção no leito.

Simultaneamente ao reforço na contenção do terreno, foi concluído também o trabalho para melhorar a drenagem no entorno da Escola Municipal Marizinha Felix. A unidade educacional mantida pela Prefeitura de Volta Redonda sofria há anos com problemas de infiltração, umidade excessiva e mofo, prejudicando as condições físicas do prédio, bem como influenciando no dia a dia dos alunos.

“Foi refeita toda a drenagem, com novas manilhas para que os problemas não voltem a acontecer”, afirmou a secretária Poliana.

Fotos de Cris Oliveira – Secom/PMVR.