Nova iluminação já gerou economia superior a R$ 530 mil aos cofres públicos

A nova iluminação de LED, que faz parte do Plano de Mobilidade Urbana de Volta Redonda, já proporcionou aos cofres públicos uma economia de R$ 532.912,79 desde que foi implantada, há dois anos. Até agora já foram instaladas 15.554 luminárias de LED em toda a cidade. A ação está sendo realizada através de uma parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado, que vai substituir as lâmpadas de sódio (amarelas) por LED em 28 mil pontos de luz da cidade.

De acordo com o balanço realizado nesse mês de agosto pela Assessoria Técnica da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI), 708 luminárias foram trocadas no último mês, beneficiando ruas e avenidas dos seguintes bairros: Água Limpa, Brasilândia, Caieiras, Cailândia, Casa de Pedra, Centro, Jardim Amália, Monte Castelo, Três Poços, Santa Cruz, Santa Rita do Zarur, Sessenta, Siderópolis e Vila Santa Cecilia. Com isso, somente no período entre 1º de julho e 1º de agosto deste ano, a redução do custo mensal da tarifa para os cofres públicos foi de R$ 15.691,25.

A substituição das lâmpadas de sódio (amarela) pelos modelos mais modernos foi iniciada em centros comerciais e nas vias principais, onde o fluxo de motoristas e pedestres é maior. Para estes locais foram utilizadas lâmpadas de 200 watts, que são mais potentes.

De acordo com o engenheiro Sebastião Leite, que coordena o projeto de eficiência energética de Volta Redonda, o objetivo da troca das luminárias é de garantir mais luminosidade aos logradouros do município, colaborando para a segurança em toda a cidade.

“As lâmpadas de LED garantem ruas mais iluminadas, aumentando a sensação de segurança e permitem maior economia aos cofres públicos. Além disso, esse tipo de iluminação exige menos manutenção, pois a tecnologia do LED tem maior durabilidade em comparação com as lâmpadas de sódio. Nossa cidade está mais bonita e mais segura”, explica o engenheiro.

Secom/PMVR