Prefeitura de Volta Redonda realiza visitas a empresas do RJ

Objetivo é trazer boas práticas de tecnologias e inovações para a cidade

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) e a Empresa de Processamento de Dados de Volta Redonda (EPD) realizaram uma série de visitas estratégicas a empresas de alta tecnologia, no Rio de Janeiro. As visitas aconteceram nesta quarta, dia 24, e fazem parte do plano de governo do prefeito Samuca Silva em desenvolver a EPD e torná-la sustentável do ponto de vista financeiro e torná-la referência em tecnologia no Sul do Estado. Além disso, gerar lucro vendendo soluções da EPD para outros municípios ou empresas.

A subsecretária da SMDET, Thais Souza, comentou sobre a visita, que visa conhecer iniciativas na área de tecnologia que deram certo para replicar em Volta Redonda. “Fazer esse benchmark com iniciativas que deram certo fortalece os projetos que estamos desenvolvendo. Queremos tornar Volta Redonda referência em inovação e tecnologia. Buscamos parcerias em diversos seguimentos, pois são fundamentais para o sucesso dos projetos”, destacou.

Mateus Moreira Cruz, presidente da EPD, disse que atualmente a EPD desenvolve o Projeto de Incubadora Municipal de Startups, que pretende colocar Volta Redonda alinhada a modernas tecnologias e estas visitas servem para buscar o que há de mais moderno no mercado. Mateus acrescentou ainda que essa iniciativa é apoiada pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

“Por meio do projeto "Lidera Rio, Gestão em liderança com foco em resultado, o SEBRAE faz o acompanhamento do município de Volta Redonda e o Projeto de Incubadora Municipal de Startups é um dos projetos acompanhados pelo SEBRAE”, disse Mateus.

Bernardo Estefan, gerente de alianças de uma das empresas visitadas,  apoiou a iniciativa da prefeitura em realizar essas visitas. “Ficamos felizes em ver o interesse de governos preocupados com a inovação e empreendedorismo e que buscam exemplos desenvolvidos em outros locais. Essa ação é muito interessante para a cidade pois estimula o ecossistema de soluções e inovações”, disse Bernardo.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, disse que boas iniciativas são sempre bem-vindas. “Devemos nos espelhar nas melhores ações sempre. E todas as secretarias tem meu apoio nessa troca de experiências. A nossa cidade merece ser referência e estamos trabalhando diariamente para esta conquista”, destacou Samuca Silva.

Secom VR