Evento gratuito em parceria com a prefeitura reuniu prefeitos, gestores e servidores públicos, além de empresas e sociedade em geral, para fomentar a modernização dos municípios

 

Cerca de 100 pessoas participaram nesta quinta-feira (11) do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes, primeiro evento presencial da Rede Cidade Digital (RCD) no estado do Rio de Janeiro, realizado em parceria com a Prefeitura de Volta Redonda. Sediado no auditório do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), no bairro Aterrado, com a presença de público em geral, o fórum reuniu prefeitos, gestores e servidores públicos do Sul Fluminense e da região Metropolitana, que trocaram experiências, informações e conhecimentos sobre o uso da tecnologia para fomentar a modernização dos municípios e oferecer melhores serviços aos cidadãos.

A abertura pela manhã contou com a presença do prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, que agradeceu a parceria com a RCD e ao UGB para a realização do evento e pela escolha da cidade para sediar a primeira edição presencial do fórum.

“Sabemos que hoje, mais do que nunca, se não investir na tecnologia, nas pessoas, não vai a lugar nenhum. Volta Redonda é uma cidade que há anos tem uma Empresa de Processamento de Dados (EPD). Ficamos felizes de ter uma secretaria (Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo - SMDET) trabalhando pelo desenvolvimento do nosso município e enxergando na tecnologia o caminho correto. Parabéns pela inciativa, por estar trazendo esse fórum para o interior do estado, Volta Redonda se sente honrada e nos colocamos à disposição para mais uma edição”, discursou Neto, que foi homenageado com o prêmio Prefeito Inovador 2023.

Ao lado do prefeito, o diretor da RCD, José Marinho, falou sobre a importância do fórum durante a abertura. “A RCD atua em quase 20 estados brasileiros, promovendo eventos que significam momentos em que se torna possível a troca de informações e conhecimentos a respeito do que tem sido feito e trazido bom resultado para o aprimoramento da gestão pública e, consequentemente, na melhoria da qualidade de vida das pessoas”, frisou Marinho.

Em seguida foi a vez do subsecretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Volta Redonda, Fernando Lee, iniciar os painéis de apresentações, mostrando o trabalho realizado em Volta Redonda. Ele lembrou que a cidade foi convidada a sediar o evento, por conta de tudo que a SMDET já vem desenvolvendo nessa área de tecnologia e inovação.

“A ideia foi mostrar que criamos a Diretoria de Inovação, para dar foco no trabalho, dar ênfase na inovação, e com isso começamos vários projetos. Tem o ‘Vírgula, Hub de Inovação VR’; a implantação da Lei do 5G; um projeto com incubadora que está sendo construída na UFF (Universidade Federal Fluminense). Também estamos trabalhando bastante nas escolas com curso de robótica, em parceria com a Firjan Senai Sesi; além de parcerias com o Sebrae. Estamos apoiando as startups a se desenvolverem no mercado, dar aceleração a elas. São vários trabalhos em parcerias para desenvolver as oportunidades de inovação”, explicou Fernando.

“Esperamos que com essa experiência, possamos contribuir para que nossa região possa ir de encontro com a inovação, aumentando a qualidade de vida de todos munícipes”, disse a diretora de Inovação da SMDET, Letícia Oliveira, que participou da organização do fórum.

Durante o dia o evento prosseguiu com a apresentação dos representantes de outros municípios e das empresas participantes, tratando de temas como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) nas prefeituras; ‘Qual o papel da inovação na gestão pública’; entre outros.

Prefeitos Inovadores

Ao final do fórum, a Rede Cidade Digital também realizou a entrega do título de Prefeito Inovador 2023 da região. Além do prefeito Neto, foram agraciados com a premiação os prefeitos: Fernando Jordão, de Angra dos Reis; Mario Esteves, de Barra do Piraí; Aluísio Max Alves D. Elias, de Quatis; Diogo Balieiro Diniz, de Resende; Eduardo Paes, do Rio de Janeiro; Vinícius Cardoso Claussen da Silva, de Teresópolis; e Severino Ananias Dias Filho, de Vassouras.

Para a seleção e o reconhecimento, são considerados diversos fatores, entre eles a utilização da tecnologia de forma estratégica na gestão pública, como forma de melhorar a prestação de serviços e qualidade de vida do munícipe, e o impacto positivo no desenvolvimento das cidades.

No evento, os gestores também poderão conhecer soluções disponibilizadas pelas empresas 1Doc, Aprova Digital, Placarsoft, Softplan e Evolution Tecnologia Funerária.

Fotos de Cris Oliveira – Secom/PMVR.

Pin It