Local no Park Sul funciona como formador e catalisador do ecossistema de inovação da região

O 'Vírgula, Hub de Inovação VR', que fica no Shopping Park Sul, em Volta Redonda, será ampliado e ficará em uma nova área do centro comercial. A previsão é que a mudança de endereço ocorra até o dia 3 do mês que vem. O espaço é destinado a promover projetos, negócios e parcerias relacionadas à tecnologia, inovação, desenvolvimento e empreendedorismo.

“Estamos nos mudando para um espaço maior, porque houve um aumento na demanda onde hoje funciona o Vírgula. Continuaremos no Shopping Park Sul, oferecendo diversas programações, como oficinas, maratonas de ideias, roda de conversa sobre os assuntos da atualidade entre outras programações. Estamos planejando junto aos parceiros, oferecer espaço de podcast, espaço maker e cursos profissionalizantes, e a melhor forma é ter um espaço com capacidade para todos estes projetos”, detalhou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), Sérgio Sodré.

A diretora de inovação da SMDET, Letícia Oliveira, enfatizou que o Vírgula, inaugurado em outubro do ano passado, vem atuando no seu papel de formador e catalisador do ecossistema de inovação em Volta Redonda e em todo o Médio Paraíba.

“O local já atendeu mais de mil pessoas, oferecendo consultorias gratuitas e especializadas para quem deseja atuar em diversas áreas, ou pretende criar empresas inovadoras de tecnologia e sustentáveis, como as startups, além de palestras, eventos e workshops”, afirmou Letícia.

Hub de Inovação

O ‘Vírgula Hub de Inovação VR’ é um espaço físico e virtual de interação, do qual são fundadores a Faperj (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), UFF (Universidade Federal Fluminense), o UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda), a Universidade Geraldo di Biasi (UGB), a CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a PMVR (Prefeitura Municipal de Volta Redonda).

Além disso, o Vírgula conta também com parcerias do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Sesi (Serviço Social da Indústria), ETPC (Escola Técnica Pandiá Calógeras), ICT (Instituto de Cultura Técnica), IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro), Samsung, Parque Tecnológico de Itaipu, CPQD (Centro Tecnológico de Campinas), Faculdade do Sul Fluminense (Fasf) e o apoio do Shopping Park Sul, Zamix e SegBarra.

“Volta Redonda sempre foi referência para outros municípios e queremos ser também em inovação e desenvolvimento. A ampliação do hub de inovação é mais uma prova disso. Só temos a agradecer a todos os envolvidos por acreditarem no potencial da nossa cidade”, disse o prefeito Antônio Francisco Neto.

Foto: Divulgação-Secom/PMVR