Atividades acontecerão das 10h às 12h, no ‘Vírgula, Hub de Inovação VR’, no Shopping Park Sul

Tem início neste sábado (29), no ‘Vírgula, Hub de Inovação VR’, no Shopping Park Sul, as aulas do curso gratuito de Linguagem de Programação oferecido pela Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET). Ao todo, 40 alunos foram selecionados para esta primeira turma.

As aulas vão das 10h às 12h e serão ministradas por professores da UFF (Universidade Federal Fluminense). O público-alvo são alunos que já concluíram o terceiro ano do Ensino Médio. Além do curso de Linguagem de Programação, que tem duração de seis meses, o local também receberá uma capacitação em Marketing Digital, que terá duração de três meses. O início das aulas será na próxima segunda-feira (31), das 18h às 20h. Como as vagas eram limitadas, os editais preveem que 70% das vagas sejam para alunos de escola pública ou bolsistas, e 30% de escolas particulares.

“São cursos que possuem uma grande demanda e que trouxemos para o Vírgula justamente pela proposta do ambiente; que é a de capacitar e desenvolver os nossos jovens. O futuro é agora. Esta qualificação profissional é um desenvolvimento para toda a região”, enfatizou secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Sodré.

Hub de Inovação

O ‘Vírgula, Hub de Inovação VR’ é um espaço físico e virtual de interação, do qual são fundadores a Faperj (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), UFF, o UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda), a Universidade Geraldo di Biasi (UGB), a CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a PMVR (Prefeitura Municipal de Volta Redonda).

Além disso, o Vírgula conta também com parcerias do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Sesi (Serviço Social da Indústria), ETPC (Escola Técnica Pandiá Calógeras), ICT (Instituto de Cultura Técnica), IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro), Samsung, Parque Tecnológico de Itaipu, CPQD (Centro Tecnológico de Campinas), Faculdade do Sul Fluminense (Fasf) e o apoio do Shopping Park Sul, Zamix e SegBarra.

Secom/PMVR.