Projeto em parceria entre a prefeitura e a Firjan/Senai foi aprovado pela Finep, empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

As obras do novo Museu da Ciência e Tecnologia de Volta Redonda devem ficar prontas em dezembro. O local interativo, localizado no bairro Laranjal, será capaz de promover o ensino de conteúdos científicos às crianças, jovens e adultos, com uma linguagem mais acessível, estimulando a curiosidade e motivando a busca pelo conhecimento. Uma novidade é que depois de pronto os visitantes poderão conhecer o Zoológico Municipal (Zoo-VR) de dentro do museu. Isso será possível através do passeio virtual, com uso de óculos especiais. O projeto de R$ 274.940,00 foi aprovado e será custeado pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) – empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O planejamento e a execução serão feitos pelo Instituto de Inovação e Tecnologia da Firjan/Senai, em parceria com a SMDET (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo). Com o uso de óculos virtuais, os visitantes do museu poderão conhecer os espaços de cuidados e visitação aos animais. O objetivo é aproximar o Zoo-VR dos visitantes, divulgando também o trabalho realizado no local, que recebe animais silvestres feridos ou frutos de doação ou apreensão para tratamento e reinserção na natureza.

“Estamos buscando criar equipamentos que possam auxiliar na educação de forma lúdica, tornando o ensinar e o aprender divertidos e aberto a todos. Como é o caso do Museu de Ciência e Tecnologia que está em construção no bairro Laranjal. Não tenho dúvidas de que serão obras fantásticas. A ideia é termos uma série de equipamentos nos mesmos moldes que existem no Rio – como o Museu do Amanhã e o planetário da Gávea, por exemplo. Serão atrações para os estudos em disciplinas de exatas, como Matemática, Física e Química, mas também Ciências Humanas – História e Geografia”, comentou o secretário de Educação e de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Sodré.

O prefeito Neto enalteceu o compromisso do governo municipal em investir em educação e tornar Volta Redonda uma referência no país.

“Estamos trabalhando muito para tornar Volta Redonda uma referência no nosso país. Temos investido em várias áreas, mas a Educação sem dúvidas é uma das prioridades do Poder Público. Temos implantado uma série de ações que envolvem inovação, tecnologia e novas ideias. Posso garantir que hoje é muito mais atrativo para os nossos alunos aprender em Volta Redonda. É claro que ainda tem muita coisa para ser feita na reconstrução da Educação, mas estamos avançando”, afirmou Neto.

Fotos de Cris Oliveira – Secom/PMVR