Espaço terá atividades durante a Semana da Inovação, incluindo palestras, live, planetário, óculos de realidade virtual, entre outras

Nesta quinta-feira, 19 de outubro, quando se comemora o Dia Mundial da Inovação, o “Vírgula, Hub de Inovação VR” completa um ano com uma programação especial, oferecendo atividades para a população durante a Semana da Inovação (14 a 20 de outubro). Localizado no Shopping Park Sul e tendo a Prefeitura de Volta Redonda como um de seus fundadores, o espaço promove projetos negócios e parcerias relacionadas a tecnologia, inovação, desenvolvimento e empreendedorismo.

“Nesse primeiro ano de funcionamento, o Vírgula já registrou a passagem de mais de 10 mil pessoas. Neste fim de ano, o espaço vai formar 100 alunos de cursos como programação em Arduino, linguagem de programação, marketing digital, assistente de logística e administrativo”, explicou Letícia Oliveira, que é diretora de Inovação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET).

Nesta terça-feira (17), o espaço recebeu pela manhã uma equipe da Secretaria Municipal de Educação (SME), que fez uma apresentação sobre projetos de robótica nas escolas da rede municipal de ensino. A programação do dia conta ainda com observação de astro celeste com equipe do Planetário Oberon, do IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro).

A programação da Semana da Inovação começou no último dia 14 e teve atividade também no dia 16, com atividades da UFF (Universidade Federal Fluminense) e do Unifoa (Centro Universitário de Volta Redonda), sobre energia, sustentabilidade, além de demonstração de drones e um bate-papo sobre robótica nas universidades.

A secretaria de Educação volta a marcar presença nesta quarta (18), às 18h, com palestra sobre a construção do conhecimento pela criança. A data terá ainda atividades do ICT (Instituto de Cultura Técnica) e do UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase).

Aniversário

Para o dia 19 (quinta-feira), a programação de aniversário do “Vírgula, Hub de Inovação VR” terá início às 9h30, com o painel sobre negócios, seguido da retrospectiva de um ano no espaço, às 11h45. Neste dia serão inaugurados o Espaço Maker e o espaço de realidade virtual.

“Com impressora 3d, scanner e kits de arduino, a proposta do Espaço Maker é ter um espaço de prototipagem para as startups e as instituições que desejam trabalhar modelagem e manufatura. E o espaço de realidade virtual vai contar com óculos 3d e a ideia é disseminar o metaverso e inserir os usuários dentro dessa realidade”, explicou Letícia Oliveira, acrescentando que a programação terá ainda uma live com convidados, promovida pelo Vírgula e pelo Unifoa.

O público pode participar das atividades, inclusive com os óculos de realidade virtual, se inscrevendo por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScjzaE8BqhBFILEjjFjrHWXTJUsuJuNr6TAXX-yTuPU9hh0IA/viewform?pli=1.

“Esse espaço só foi possível graças aos parceiros e fundadores, que acreditaram na ideia. O Hub de Inovação é um espaço que oferece consultoria gratuita e especializada para empreendedores, ou que pretendem criar empresas inovadoras de tecnologia e sustentáveis, como as startups. A ideia é promover o exercício do empreendedorismo inovador e a realização de negócios, visando o desenvolvimento socioeconômico regional”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Sodré.

O prefeito Antonio Francisco Neto parabenizou e agradeceu a todos que idealizaram e construíram esse espaço. “Incentivar a inovação, o uso das novas tecnologias, é fundamental para acompanharmos o crescimento de nossa cidade. Volta Redonda sempre buscou se modernizar em diversas áreas e esse espaço é mais uma ferramenta para criar ambientes de interação e melhorias para nossa população. Parabéns a todos”, frisou o prefeito Antonio Francisco Neto.

Hub de Inovação

O “Vírgula, Hub de Inovação VR” é um espaço físico e virtual de interação do qual são fundadores a Faperj (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), UFF, o UniFOA, a CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a Prefeitura de Volta Redonda. Além disso, o Vírgula conta também com parcerias do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Sesi (Serviço Social da Indústria), ETPC (Escola Técnica Pandiá Calógeras), ICT, IFRJ, Samsung, Parque Tecnológico de Itaipu, CPQD (Centro Tecnológico de Campinas), Faculdade do Sul Fluminense (Fasf) e o apoio do Shopping Park Sul, Zamix, UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase), ADL Sul Fluminense e SegBarra.

Fotos de divulgação.
Secom/PMVR