Palestras apresentaram ações da prefeitura em defesa das mulheres, idosos e direitos humanos, na segurança pública e de prevenção às drogas

Cerca de 100 servidores da área de segurança pública participaram do workshop “Construção Coletiva para o Enfrentamento à Violência: Um novo olhar”, promovido em parceria pelas secretarias de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos; Segurança Pública; e pela Coordenadoria de Prevenção às Drogas. O objetivo foi apresentar a esses profissionais os serviços prestados pela Prefeitura de Volta Redonda para pessoas em estado de violência.

Integrantes da Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal, divididos em dois grupos, pela manhã e à tarde, assistiram a três palestras. A primeira com o secretário municipal de Segurança Pública, coronel Antônio Jorge Goulart com o tema “Janelas Quebradas: Uma teoria do crime, que merece reflexão”.

Ele apóia a integração entre as secretarias municipais e as forças de segurança no enfrentamento à violência. “Desenvolvemos ações preventivas na prefeitura, mas acredito também na eficiência da identificação e combate a causa dos problemas e ainda na autuação nos pequenos delitos para que não se tornem grandes infrações”, disse Antônio Jorge Goulart.

A segunda palestra ficou por conta da secretária municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos, Dayse Penna. Ela tratou de “Diversidade: A coragem de ser quem somos”. Ela explicou que sentiu a necessidade dessa aproximação e troca de experiência com as forças de segurança já em 2017, quando Volta Redonda criou a primeira Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro.

“O bom resultado desses encontros, que começaram em 2017, é comprovado por números. O servidor de segurança passou a conhecer os serviços e a estrutura do município e registramos um crescimento acumulado de aproximadamente de 600% em dois anos para o CEAM (Centro Especializado de Atendimento a Mulher) e um crescimento de 1.000% para o CEPAI (Centro de Pré Atendimento ao Idoso), demonstrando que a aproximação da rede melhorou os encaminhamentos e a visibilidade dos serviços”, contou Dayse Penna.

O encerramento ficou por conta do coordenador municipal de Prevenção às Drogas, Ricardo Vinícius da Cunha, que apresentou a palestra “Cuidando de Quem Cuida: Uma abordagem da prevenção”, que faz parte do programa Escola Preventiva, implantado em 140 unidades em Volta Redonda para atender alunos da pré-escola ao ensino médio, além de seus familiares. “O objetivo é trabalhar a prevenção. Abordar os assuntos antes que esses estudantes já tenho se tornado usuários e torná-los multiplicadores da ideia”, falou Ricardo.

O policial militar Rodrigo Torres, há 14 anos na corporação, elogiou a iniciativa do governo municipal. “É importante conhecer os programas da prefeitura. Assim podemos nos tornar multiplicadores dentro do batalhão”, disse.

O tenente Pedro Henrique Carmo Ferreira da Costa, que hoje comanda a Polícia Militar no município de Rio Claro, agradeceu o convite. “Conheci ações hoje, que fazem a diferença. Assim podemos indicar os serviços para os cidadãos e também usar como exemplo”, afirmou.

O policial Rodoviário Federal, Leonel Primo, ligado à delegacia de Resende, também acredita que as forças de segurança e o poder público municipal devem andar juntos. “Essa integração beneficia o cidadão. E esse deve ser o objetivo de todo funcionário público”, acredita.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, ressalta que o bem-estar do cidadão deve ser prioridade e a atuação conjunta do poder público municipal e das forças de segurança melhoram a eficiência do serviço. “É importante para eles, que estão diariamente no enfrentamento da violência, saber da assistência que oferece a cidade, além dos programas de prevenção implantados”, afirmou.

Por Renata Borges com fotos de Geraldo Gonçalves – Secom/VR