Instituições que atendem ao público de PcD estão realizando eventos no decorrer dessa semana

Comemorada entre os dias 21 a 28 de agosto, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla tem como tema neste ano "Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas", em Volta Redonda. A data era uma iniciativa das APAEs, mas virou lei no final do ano de 2017.

A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos, através da Divisão de Políticas para Pessoa com Deficiência, tem atuado na promoção dos direitos humanos. “Estamos desenvolvendo política pública, projetos, eventos/promoção e ações preventivas à promoção da inclusão e da acessibilidade nos espaços públicos e privados, bem como o respeito aos cidadãos voltarredondenses, através do compromisso social de promoção da harmonia e a garantia dos direitos de ser e viver”, explicou a secretária Dayse Penna.

No decorrer dessa semana, algumas Instituições que atendem ao público de PcD estão realizando atividades, como a APAE, a Escola Municipal Especializada Dr. Hilton Rocha, e a ONG Arte de Todo Lugar junto ao Grupo Mães e Amigos Especiais (MAE).

Segundo o último Censo, realizado em 2010 pelo IBGE, o Brasil possui mais de 45,6 milhões de pessoas com alguma deficiência, isso equivale a quase um quarto da população brasileira (23,9%). Nesse total, a deficiência mental ou intelectual foi declarada por mais de 2,6 milhões de brasileiros.

No município de Volta Redonda as Instituições que desenvolvem suas atividades relacionadas ao público de deficientes intelectuais e múltiplas são E.M.E. Professora Dayse Mansur da Costa Lima, APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, CAPD – Centro-Dia de Atendimento a Pessoa com Deficiência, ONG Arte de Todo Lugar, SEMEIA – Sítio Escola Municipal Espaço de Integração do Autista Thereza Aguiar Chicarino de Carvalho, APADEM – Associação de Pais de Autistas e Deficientes Mentais e o CER III.

Por Renan Ferreira - Secom/VR