Volta Redonda celebra os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Exposição dos artigos da Declaração e dança afro com Roda de Jongo são algumas atividades culturais presentes na comemoração

Na próxima segunda-feira, dia 10, comemora-se no país os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada em 1948 pela ONU. Diversas atividades pela data acontecem em Volta Redonda. A abertura da Cerimônia contará com exposição de desenhos de alunos das escolas municipais, exposição dos artigos da Declaração e dança afro com Roda de Jongo. O evento será às 10h, no Centro Cultural Fundação CSN, Vila Santa Cecília.

Outras atividades acontecerão no Memorial Zumbi dos Palmares, a partir das 18h. No pátio em frente ao Centro Cultural Zélia Arbex, a partir das 14h, será feita a montagem de painéis reproduzindo os 30 artigos da Declaração. Estes painéis ficarão expostos no pátio, dia e noite, na Rua 23-A, de 10 de dezembro a 10 de janeiro de 2019.

#Exposição Direito de Ser, Cuide do que é seu

A secretaria de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos de Volta Redonda (Smidh), com as secretarias municipais de Esporte e Lazer e Educação, em parceria com a Fundação CSN, fará a abertura da exposição de desenhos “Direito de Ser, Cuide do que é seu”, e premiação com medalhas aos alunos das escolas públicas de ensino integral, Amazonas e Maria Carraro, autores dos desenhos.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva,  afirmou que a luta pelos Direitos Humanos  é uma conquista diária. “Saúde, educação, direito a ter um emprego para cuidar da família, proteção da lei para as crianças, idosos e as mulheres são desafios que devemos estar atentos diariamente. Volta Redonda tem batido o recorde de geração de empregos. O poder público tem que defender uma política que preserva os direitos das pessoas para que nunca aconteça um retrocesso nessas conquistas”, afirmou Samuca.

A secretária de Educação, Rita de Andrade, fala da importância da data para todos: “A Declaração Universal dos Direitos Humanos representa a garantia da dignidade e o impedimento do sofrimento do ser humano, buscando um mundo mais justo e pautado na igualdade e justiça”.

Afonso Gonçalves - SecomVR