Objetivo da visita foi a troca de experiências em relação às políticas públicas de proteção da mulher e promoção da igualdade racial

Trocar experiências no campo das políticas públicas de enfrentamento da violência doméstica contra a mulher e da promoção da Igualdade racial foi o motivo da vinda de gestores de Angra dos Reis a Volta Redonda. A sede da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH), no bairro Nossa Senhora das Graças, recebeu a visita do secretário executivo de Assistência Social da Prefeitura de Angra dos Reis, Heraldo Luís França, que estava acompanhado da assessora de promoção da Assistência Social, Marina Pampuri, na última quarta-feira, 1º.

Ambos foram recebidos pela secretária municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos, Glória Amorim, e pela diretora da Promoção da Igualdade Racial, Juliana Sampaio. Os gestores públicos vieram buscar informações sobre o funcionamento no município da Patrulha da Lei Maria da Penha; do CEAM (Centro Especializado de Atendimento à Mulher), que trabalha com psicólogas, assistente social e dá orientação jurídica para as mulheres em situação de violência doméstica; além da Casa Abrigo, que é um local sigiloso para receber mulheres (e seus filhos de até 15 anos) com riscos à integridade física.

“O secretário e a assessora de Assistência Social ficaram encantados com o modelo de gestão que a administração municipal, através da SMDH, construiu em Volta Redonda para proteção e garantia dos direitos das mulheres, contando com uma rede de parcerias formada por entidades públicas e privadas. Eles elogiaram o trabalho do CEAM, a Patrulha Maria da Penha e o projeto “Mulheres Mãos à Obra” que já capacitou mais de 200 mulheres para as profissões dentro da construção civil”, contou Glória Amorim.

O desenvolvimento de políticas públicas para mulheres, o enfrentamento do racismo e a promoção da igualdade racial pela equipe técnica da SMDH, a partir de palestras, rodas de conversas, capacitação regional e maior proximidade com a Secretaria de Estado da Mulher para ações conjuntas também mereceram a atenção dos visitantes.

Os gestores angrenses ressaltaram que, com o apoio do prefeito Fernando Jordão, querem implantar no município os equipamentos públicos necessários para promoção de políticas para as mulheres e seguir trocando experiência com outros municípios vizinhos. “E Volta Redonda é referência para Angra dos Reis em relação ao tema”, disse o secretário executivo de Assistência Social de Angra dos Reis, Heraldo França.

Ele e sua assessora na pasta, Marina Pampuri, puderam conhecer toda a estrutura funcional da SMDH que poderão ajudar na implementação desses equipamentos públicos em Angra dos Reis, que já possui uma DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher).

Fotos de Divulgação – Secom/PMVR