O ‘Ligue 180’ que denuncia violência contra a mulher também pode ser acionado de qualquer lugar do país pelo número (61) 9610-0180

A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH) de Volta Redonda, em apoio ao Governo Federal, destaca que o “Ligue 180”, serviço gratuito que funciona 24 horas, todos os dias, inclusive nos finais de semana e feriados, pode ser acionado em qualquer lugar do país. E informa que foi lançada a campanha nacional do “Ligue 180 pelo Whatsapp”, pelo DDD 61 e o número 9610-0180.

A campanha divulga os benefícios da Central de Atendimento para garantir a proteção das mulheres em risco de sofrer violência. Pelo serviço de utilidade pública, ligado ao Ministério da Mulher, o agressor poderá ser denunciado por qualquer tipo de violência praticada contra a mulher forma rápida e objetiva.

Desde o mês de março, o atendimento é feito por equipe formada exclusivamente por mulheres preparadas para fazer o encaminhamento das denúncias de crimes contra mulheres aos órgãos competentes. A central também informa os direitos previstos na legislação conhecida como a Lei Maria da Penha, que tem a finalidade de prevenir, punir e erradicar a violência contra a mulher, além de fazer o monitoramento dos processos contra agressores em andamento.

A secretária municipal de Políticas para Mulheres, Glória Amorim, reafirma a importância de ligar para a Central de Atendimento pelo 180 em casos de violência contra a mulher.

“É um serviço de utilidade pública gratuito, fundamental para o enfrentamento da violência doméstica contra a mulher, que agora está mais rápido e eficaz. O serviço de defesa dos direitos das mulheres, que estava desestruturado no governo federal passado, está sendo reconstruído”, disse a secretária, aconselhando: “Anota aí o número. É o (61) 9610-0180. E vamos compartilhar com o maior número de mulheres possíveis. O 180 salva vidas”, pediu.

Secom/PMVR