Eventos ocorrem até o próximo dia 29 e marcam a luta no enfrentamento da violência, do racismo e das desigualdades sociais

Para marcar o Dia Internacional da Mulher, Latino-Americana e Caribenha, celebrado no próximo dia 25, a Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH), promove uma série de atividades temáticas ao longo deste mês. A data também marca o Dia Nacional de Tereza de Benguela, líder do Quilombo Quariterê, localizado na fronteira do Mato Grosso com a Bolívia, e, por 20 anos, liderou a resistência contra o governo escravista e coordenou as atividades econômicas e políticas do Quilombo.

Uma roda de conversa sobre “Quem foi Lélia González?” no Clube Palmares de Volta Redonda, localizado na Rua Paris s/n, Jardim Europa, abriu a agenda de eventos nessa quarta-feira (19). A conversa abordou a história da intelectual, autora, política, professora, filósofa e antropóloga brasileira. Pioneira nos estudos sobre Cultura Negra no Brasil e cofundadora do Instituto de Pesquisas das Culturas Negras do Rio de Janeiro, do Movimento Negro Unificado e do Olodum. Dando continuidade à programação, nesta quinta-feira, dia 20, às 19h, está marcada uma live sobre “Mulherismo Africana”. A transmissão ao vivo também acontecerá no Clube Palmares.

O Dia Internacional da Mulher, Latino-Americana e Caribenha é importante e reconhecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) para marcar a luta no enfrentamento da violência, do racismo e das desigualdades sociais. As mulheres organizadas de Volta Redonda – mulheres negras e representantes dos movimentos sociais – estarão nos eventos comemorativos e manifestações programadas.

“Em nosso município teremos uma série de atividades que vão até o próximo dia 29. No dia 30, as mulheres negras organizadas de Volta Redonda estarão no Rio de Janeiro participando da IX Marcha das Mulheres Negras, dia 30 de julho, às 10h. A concentração das mulheres para o ato público de caminhada será no Posto 4 de Copacabana. Um ônibus alugado pela prefeitura vai sair na parte da manhã da Praça Sávio Gama, no bairro Aterrado, levando as Mulheres Negras representantes de Volta Redonda”, disse a secretária da SMDH, Glória Amorim.

Confira a programação completa abaixo:

Memorial Zumbi (R. Vinte e Três - Vila Santa Cecília)
24/07 - 19h - Jongo Di Volta
25/07 - 19h - Abertura da Exposição Terezas
27/07 - 9h - Roda de Capoeira com o mestre Arara e tour Afro Pedagógico
27/07 - 19h - Mulheres do Axé no grito de liberdade com grupo Iya Mi Dunda
28/07- 10h- Reunião da Rede Global de Cidades Antirracistas/SMDH
29/07- 10h às 17h - Feira Das Mina Preta

Biblioteca Municipal Raul de Leoni
27/07 - 9h - Roda de Conversa com servidores públicos: “Panorama das políticas públicas para mulheres negras”
28/07 – 10h às 20h – Feira Literária de Mulheres Negras (Flimina)

Clube Palmares (Rua Paris s/n, Jardim Europa)