A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH), está promovendo diversas atividades no mês de agosto. É a campanha “Agosto Lilás”, que visa conscientizar as pessoas pelo fim da violência contra a mulher, e também marca o aniversário da Lei Maria da Penha, que completa 17 anos em 7 de agosto de 2023.

Centenas de mulheres em situação de violência doméstica e familiar em Volta Redonda já foram atendidas com medidas protetivas da Justiça, afastando os agressores do convívio com as vítimas e provocando a prisão de quem desrespeitou a decisão judicial.

O trabalho da rede de atendimento de Volta Redonda, composta por órgãos públicos municipais e estaduais, realiza o enfrentamento da violência doméstica e familiar e oferece o apoio necessário que a mulher precisa para se proteger e defender os seus direitos.

Um dos integrantes da rede é o Ceam (Centro Especializado em Atendimento à Mulher), da SMDH, que possui equipe profissional qualificada e especializada para acolher e atender a mulher em situação de vítima da violência, bem como encaminhar aos serviços da rede de forma integral, articulada e humanizada, oferecendo o suporte assistencial e jurídico que a mulher em situação de violência doméstica necessita. Funciona na sede da SMDH: Rua Antônio Barreiros, 232, bairro Nossa Senhora das Graças.

A rede de atendimento à Mulher em Volta Redonda é composta, além da secretaria e do Ceam, também por: Casa Abrigo Deiva Ramphini Rebello; Patrulha Maria da Penha (Guarda Municipal); Guardiões da Vida (Polícia Militar); Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher); Central de Atendimento à Mulher (tel. 180); Defensoria Pública; Promotoria de Justiça, junto ao Juizado Especial da Violência Doméstica e Familiar; Juizado Especial da Violência Doméstica e Familiar.

Confira as próximas atividades do “Agosto Lilás”:

10/08/23 (quinta-feira), a partir das 9h, Roda de Conversa em parceria com o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro Retiro: Tema: “Agosto Lilás”. O local será na Quadra Namem Elias Cury no bairro Vila Mury;

16/08/23 (quarta-feira), a partir das 14h, Roda de Conversa em parceria com o Cras Retiro. Tema: “Agosto Lilás”. O local será o Centro Dia Morada do Campo (Estrada da Fundação Beatriz Gama);

17/08/23 (quinta-feira), a partir das 14h, Ceam na Escola com o tema: ‘Empatia e Responsabilidade’, no Colégio Estadual Dr. Nelson Gonçalves, bairro Volta Grande;

22/08/23 (terça-feira), a partir das 14h, Roda de Conversa com o tema “Agosto Lilás”, no Cras Santo Agostinho;

29/08/23 (terça-feira), a partir das 14h, Roda de Conversa com o tema “Agosto Lilás” no Cras Açude;

31/08/23 (quinta-feira), a partir das 14h, Roda de Conversa com o tema “Agosto Lilás” na Fábrica de Fraldas e Absorventes Dona Munira Arbex Francisco (Voldac).