Evento realizado pela secretaria de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos, em parceria com Ação Comunitária e Coordenadoria da Juventude, acontece de 17 a 24 deste mês

A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH) de Volta Redonda, realiza a partir desta sexta-feira até o próximo dia 24 (sexta-feira) a “Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Racismo” – estipulada pela Lei Municipal 6.298/2023, do vereador Edson Quinto e sancionada pelo prefeito Antonio Francisco Neto. O evento tem a parceria da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) e da Coordenadoria Municipal da Juventude (CoordJuv).

A programação começa nesta sexta (17), com duas atividades: a oficina “A necessidade de uma perspectiva afro-futurista no combate ao Racismo”, às 7h, na Escola Municipal Professor Paulo Freire, no bairro São Sebastião; e a oficina ‘Identidade afro-brasileira’, que acontece às 14h no Centro de Socioeducação Irmã Asuncion de La Gándara Ustara (CENSE Volta Redonda).

Confirma a programação com as demais atividades:

22/11 (quarta-feira), às 14h: “Formação de Servidores Municipais Promovendo a Saúde Mental da População Negra: Um diálogo necessário”. Local: UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase), Campus Aterrado/Volta Redonda.

23/11 (quinta-feira), às 10h: Oficina “Territórios negros e a promoção da Igualdade Racial”, na Escola Estadual São Paulo, bairro São Lucas.

23/11 (quinta-feira), às 14h: Oficina “A Identidade da Mulher Negra; Desconstruindo estereótipos, no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) São Sebastião.

24/11 (sexta-feira), das 9h às 12h: Oficina “O imaginário do Negro na Sociedade: Reconstruindo Olhares”. Local: Cras Roma 2.

Evento acontecerá na semana no Dia da Consciência Negra

De acordo com a nova legislação, a “Semana de Prevenção e Combate ao Racismo” em Volta Redonda acontecerá sempre na semana do dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, e tem por objetivo estimular ações educativas e preventivas, promover debates e outros eventos sobre políticas públicas acerca do tema, apoiando as atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil.

O Poder Executivo é responsável por criar, organizar e implementar todas as ações necessárias à realização do evento, podendo firmar parcerias com iniciativas públicas ou privadas, pessoas físicas ou jurídicas, universidades e entidades, visando as atividades alusivas à Semana Municipal de Combate e Prevenção ao Racismo.

Secom/PMVR