Atividade no Cras do Roma II fez parte do evento promovido pela secretaria de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos em parceria com Assistência Social e CoordJuv

A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH) de Volta Redonda, através da sua assessoria técnica, realizou na última sexta-feira, 24, a oficina “O imaginário do Negro na sociedade: Reconstruindo Olhares”, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Roma II, com a participação dos jovens da comunidade. O evento fez parte da Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Racismo, que aconteceu entre os dias 17 a 24 de novembro.

“Nós realizamos uma intervenção através de uma prática livre envolvendo a musicalidade, com o objetivo de fortalecer a cultura africana e indígena, através de instrumentos como o berimbau, o afoxé, o agogô, o caxixi, entre outros. Conversamos sobre a origem dos instrumentos, como utilizá-los e seus importantes papéis na nossa cultura. Os jovens participaram ativamente e foram cativados através de valores afro-civilizatórios como a musicalidade, ancestralidade, ludicidade a oralidade e a corporeidade”, explicou a assessora técnica da SMDH, Thamires Torres, acrescentando:

“Tudo isso só foi possível graças aos ensinamentos do meu mestre de Capoeira Angola, Alder Silveira, da Escola de Capoeira Angola Caroço de Dendê, que socializa semanalmente seus conhecimentos e tradições da Capoeira Angola, além de ter disponibilizado os instrumentos exclusivamente para esse encontro com a juventude do Roma", disse Thamires.

Durante a semana foram realizadas várias oficinas e o evento foi promovido pela SMDH em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas) e a Coordenadoria Municipal da Juventude (CoordJuv).

As atividades fazem parte do trabalho de promoção da Igualdade Racial que é desenvolvido pela SMDH no município, e que atende a Lei Municipal 6.298 de 26 de outubro de 2023, que institui no município, anualmente, a semana do dia 20 de novembro como a Semana de Prevenção e Combate ao Racismo. O objetivo é estimular ações educativas, preventivas, debates e apoiar outras atividades sobre o tema desenvolvidas pela sociedade civil.

Fotos de divulgação.
Secom/PMVR