Desconstruído o Machismo da SMIDH trabalha com agressores com medida protetiva

A cidade de Volta Redonda conta com um importante projeto no combate a violência contra a mulher. Através da secretaria municipal de Política para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos em parceria com o Fórum de Volta Redonda o projeto ‘Desconstruindo o Machismo’ tem o objetivo de dialogar com os agressores de mulheres que estão sob medida protetiva. Em 2018 cerca de 130 homens, dos 204 que receberam intimação expedida pelo Fórum para comparecer aos encontros, participaram ativamente das atividades realizadas uma vez ao mês e com a presença do profissional de coaching Djalma Magalhães e de um policial militar do projeto Guardiões da Vida Barreiro.

De acordo com a secretária de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos, Dayse Penna, esse projeto é muito importante para que os homens agressores possam desconstruir seus conceitos. “O homem agressor normalmente vem de um contexto de naturalização da violência. Ou seja, ele pode ter vivenciado enquanto criança o mesmo padrão de convivência que estabelece com sua atual parceira. O nosso propósito com o Desconstruindo Machismo é abrir diálogo e mostrar que já não cabe mais em pleno século XXI reproduzir padrões de violência. Hoje temos leis, temos uma rede de proteção, e não podemos tolerar atitudes e ações que configuram a violência doméstica. O sucesso do projeto está na metodologia utilizada por profissionais empenhados em construir uma sociedade mais esclarecida e respeitosa”, contou.

O prefeito Samuca Silva, destacou que esse método é extremamente bom para a mudança de comportamento desses agressores. “O trabalho com esses agressores em Volta Redonda é um método que tem trazido depoimentos positivos das vítimas de violência com relação à mudança de comportamento de seus companheiros, como também a ausência de reincidência de agressão por parte dos acusados. Se justificando então como um método efetivo não só no combate à violência familiar, como na prevenção dela e também para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária”, contou.

Por Maria Clara Sales – SecomVR