Alunas dos cursos oferecidos pela prefeitura promoveram melhorias como a pintura externa do Centro de Qualificação Profissional, no Aero Clube

As alunas dos cursos profissionalizantes do Centro de Qualificação Profissional (CQP) Aristides de Souza Moreira, no bairro Aero Clube, em Volta Redonda, promoveram durante a semana melhorias como a pintura externa da fachada da escola. Cerca de 70 mulheres de várias faixas etárias estão participando da terceira edição do projeto “Mulheres Mãos à Obra”, da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH), com aulas nos turnos da manhã, tarde e noite.

O projeto tem parceria da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), com a cessão do espaço e de professores dos cursos, e da Smac (Secretaria Municipal de Ação Comunitária), que colabora com uniformes e vale transporte para as estudantes.

O projeto começou em 2010, quando a atual secretária de Políticas para Mulheres, Glória Amorim, visando empoderar as mulheres no mercado de trabalho, pesquisou o interesse delas pela construção civil, uma área dominada praticamente pelo sexo masculino. E com o retorno do prefeito Antonio Francisco Neto ao Palácio 17 de Julho, a SMDH voltou a investir na autonomia financeira das mulheres com este curso exclusivo, pioneiro e inovador na qualificação das mulheres.

Os cursos que são ofertados gratuitamente são de eletricista predial; pedreira de acabamento e revestimento; pedreira predial; bombeira hidráulica e pintura predial. As aulas para as três turmas, de segunda a sexta-feira (nos horários: das 8h às12h; 13h às 17h; e das 18h às 22h), começaram em agosto e vão até o início de dezembro, quando todas serão certificadas.

Conquista de um mercado amplo para elas

A coordenadora do Departamento de Políticas para Mulheres da secretaria, Ludmila Aguiar, destacou o avanço do projeto: “É gratificante para uma secretaria de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos estar desenvolvendo esse projeto em Volta Redonda, acompanhar o desenvolvimento dessas mulheres e ver que elas estão ocupando seus espaços no mercado de trabalho, pois o lugar de mulher é onde ela quiser! Seja em cursos profissionalizantes, canteiros de obras, construtoras. Além do desenvolvimento profissional, estamos contribuindo com a autoestima delas, dando autonomia necessária para se desenvolverem", afirmou.

Mulheres que são beneficiadas pelo projeto comentaram as suas expectativas futuras, e sobre as chances que esperam ter profissionalmente. Uma delas é Geisa Gonçalves, de 42 anos, casada e mãe de quatro filhos, moradora do bairro Belo Horizonte.

“Eu quero aprender para aplicar primeiro em minha casa, reduzir os meus custos. Este aprendizado na prática, junto com a teoria, me dará conhecimentos na profissão. Depois posso fazer serviços para terceiros e obter uma renda”, contou Geisa.

Yasmin Terra, 22 anos, que trabalha com faxina em residências, também comentou: “Eu escolhi a elétrica predial, porque a gente vê muitas obras em andamento na cidade. Qualificando as minhas condições de prestação de serviços, vão melhorar muito os meus rendimentos. Eu tenho muita afinidade pela elétrica predial e estou agregando mais conhecimentos e informações à minha nova profissão”, assegurou.

O gerente administrativo do CQP do Aero Clube, Eiji Yamashita, lembrou que algumas profissionais formadas já estão ocupando postos de trabalho em serviços de manutenção e obras da prefeitura, através das secretarias municipais de Infraestrutura (SMI), Educação (SME), e nas empreiteiras da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).

“Elas são verdadeiras guerreiras, ocupando postos de trabalho; derrubando tabus e preconceitos. Estão mostrando o valor e despontando onde estão trabalhando. Se o mercado der oportunidades a essas mulheres, elas têm muita força para mostrar o talento, o capricho nas tarefas. Temos muitas mulheres já liderando grupos de trabalho nas empresas com conhecimento", frisou Eiji.

Fotos: Geraldo Gonçalves – Secom/PMVR