Onze animais foram soltos onde está sendo criado o Parque Natural Municipal

Uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Volta Redonda (SMMA) devolveu à natureza onze pássaros silvestres, que foram apreendidos durante uma operação da Guarda Ambiental, no último dia 27. Os animais foram soltos na manhã desta quinta-feira, dia 29, no local onde está sendo criado o Parque Natural Municipal de Volta Redonda, próximo à Rodovia dos Metalúrgicos.

Os animais passaram por uma avaliação no zoológico municipal, onde os veterinários analisaram as condições de saúde, estando aptos para voltarem à natureza. Dentre as aves devolvidas ao habitat natural estavam tico-tico, tiziu, sabiá e trinca ferro.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Maurício Ruíz, que participou da devolução dos animais com sua equipe, o Parque Municipal foi escolhido para a ação por ser uma área que vai proporcionar a preservação e a recuperação ambiental da fauna e flora do município.

“Por serem muitos pássaros novos, a reintrodução na natureza é mais fácil. Além disso, esse local apresenta todas as condições para o animal levar a vida normal. Desenvolvemos esse trabalho de reabilitação dos animais rotineiramente, monitorando e cuidando para que eles voltem à natureza com as condições necessárias de adaptação e sobrevivência”, contou o secretário.

O prefeito Samuca Silva destacou a importância do trabalho realizado pela Secretaria de Meio Ambiente. “As solturas desses animais representam parte de um trabalho significativo que o Zoológico de Volta Redonda realiza todos os anos no tratamento, recepção, cuidado e soltura de animais silvestres. Já foram mais de 400 nos últimos dez meses”, enfatizou o prefeito.

Qualquer denúncia sobre maus tratos a animais basta ligar para o bombeiro ou para a Secretaria de Meio Ambiente (3350-7123) que irá recolher esses animais. Além disso, também podem contar com o aplicativo FiscalizaVR para demandas.

Por Renan Ferreira com fotos de divulgação - Secom/VR