Contribuições recebidas serão incorporadas ao projeto de acessibilidade da reforma do Zoológico Municipal de Volta Redonda

Uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Volta Redonda (SMMA) recebeu nesta semana um grupo de mães de crianças e adultos com necessidades especiais. O encontro aconteceu no Zoológico Municipal (Zoo-VR) e serviu para conversar sobre a acessibilidade do local e melhorias que podem ser feitas durante a reforma de infraestrutura que está em andamento.

Durante a reunião, foram levantados temas como a instalação de novos brinquedos que atendam crianças com deficiências diversas, a criação de um espaço família, de rampas de acesso, vagas demarcadas no estacionamento, entr5e outras intervenções.

Para Ana Lucia Franco de Souza, que esteve presente na reunião e é membro do grupo MAE (Mães e Amigos Especiais) em Volta Redonda, a ideia é incluir as crianças e adultos com necessidades especiais nas atividades que o zoológico proporciona.

“A gente quer brincar junto, e não separado em um lugar onde só brincam as crianças com dificuldades motoras ou deficientes visuais. Queremos estar no meio de todo mundo. Isso é o que nos motiva, essa inclusão dentro da diversão”, frisou Ana.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Maurício Ruiz, explicou que a reforma do zoológico já incorpora parte dessa visão, e a série de contribuições que foram apresentadas pelas mães nesta quinta-feira serão incorporadas também já nessa reforma.

“Tivemos hoje uma reunião com essas mães que representam esse movimento importante na cidade, das crianças, das pessoas com necessidades especiais. Teremos um próximo encontro daqui a 15 dias para apresentar uma proposta efetiva, incluindo mais brinquedos, mais acessibilidade, espaços específicos para higiene das crianças e adultos com necessidades especiais”, afirmou Maurício, citando ainda que nesta sexta-feira irá se reunir com outro grupo de pais e mães para tratar sobre o mesmo tema.

Reforma – A reforma que o zoológico está recebendo é em sua infraestrutura, incluindo muitas novidades, como um novo recinto de imersão (alinhado com os preceitos dos novos zoológicos pelo mundo); uma nova praça de entrada para que o visitante possa se localizar melhor nos atrativos do zoológico, além da presença de novos animais. O espaço de piquenique também será reformado.

O zoológico está fechado parcialmente de segunda a quinta-feira, para a segunda etapa da obra, visando garantir a segurança dos visitantes. O público tem acesso de sexta a domingo.

O prefeito Samuca Silva explicou que a reforma era necessária há muito tempo no zoológico que, segundo ele, é um espaço muito querido pela população de Volta Redonda.

“O público daqui ama o zoológico e há muitos anos o espaço precisava de grandes melhorias. Queremos oferecer um lugar melhor para o público e para os animais, e reinaugurar esse espaço da família nas férias escolares de dezembro”, ressaltou Samuca Silva.

O investimento total da reforma será de mais de R$700 mil. A partir do dia 14 de outubro, o Zoo-VR ficará fechado todos os dias para a fase final das obras.

Por Raphael Martiniano, com fotos de Evandro Freitas. / Secom VR