Espaço da Secretaria Municipal de Meio Ambiente também vai distribuir mudas de espécies nativas da Mata Atlântica durante evento neste fim de semana

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) de Volta Redonda estará presente no “Conexão Mega Cidadania”, que acontece na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília, neste sábado, dia 5, das 9h às 16h, com um espaço de recolhimento de lixo eletrônico e vidro, além de doação de mudas de plantas nativas da Mata Atlântica. O evento é promovido pela prefeitura em parceria com o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) e o Governo do Estado.

O subsecretário da SMMA, Anderson Silva de Azevedo, explicou que o objetivo é permitir que as pessoas consigam descartar corretamente esse tipo de material, que muitas vezes acaba em áreas de natureza, prejudicando o meio ambiente.

“O lixo eletrônico será destinado a uma empresa licenciada que vai receber esse material e dará a destinação final correta. O vidro recolhido será encaminhado às cooperativas do município”, afirmou Anderson.

Dentre os tipos de lixo eletrônico que podem ser descartados, os mais comuns são: computadores, tablets, monitores, teclados, impressoras, câmeras fotográficas, aparelhos de som, lâmpadas eletrônicas, televisores, micro-ondas, rádios, telefones, celulares, carregadores, fios, torradeiras, batedeiras, aspiradores de pó, ventiladores, mixers, secadores de cabelo, ferramentas elétricas, calculadoras, câmeras digitais, rádios automotivos, etc.

“Em relação aos vidros, estaremos recebendo os de uso doméstico, como potes, garrafas, por exemplo”, ressaltou o subsecretário.

Mudas – Dentre os tipos de mudas que serão doadas à população estão espécies como Paineira Rosa, Quaresmeira, Mulungu, Cereja do Mar, Ingá, Ipê, entre outras.

Evento terá outras atividades

Além da ação da SMMA, quem for ao “Conexão Mega Cidadania” terá acesso também a serviços de saúde, cidadania e atividades recreativas de forma gratuita.

Durante o evento haverá cortes de cabelo gratuito; emissão de gratuidade para RG; atualização do CadÚnico; aulão de ginástica, artes marciais e esportes; aferição de pressão e glicemia; distribuição de pipoca, algodão doce e picolé; escovação infantil; tipagem sanguínea e informações sobre acidentes com animais peçonhentos; aplicação de vacinas; avaliação nutricional e orientação alimentar; jogos de vertigem e avaliação física; orientações jurídicas; confecção e impressão de cartão de visita, e muito mais.

A programação cultural também será um grande atrativo e contará com atividades infantis; Palco Sobre Rodas (das 9h às 11h); espetáculo Super Mário Bros (a partir das 11h30); além de música dançante para todas as idades a partir das 13h, com Jô e Samuel e Som da Gente.

Foto de divulgação – Secom/PMVR.