Estudo realizado em convênio com a PUC-Rio aponta caminhos para melhorias na área de conservação a fim de beneficiar a população

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) de Volta Redonda realizou nesta sexta-feira (1/12), no auditório da prefeitura, no bairro Aterrado, a primeira oficina do Plano de Manejo do Parque Natural de Volta Redonda, que é acessado pela Rodovia dos Metalúrgicos, no bairro Casa de Pedra. O subsecretário municipal de Meio Ambiente, Anderson Silva de Azevedo, explicou que o evento – que reuniu representantes do Poder Público e da sociedade civil – serviu para apresentar o plano antes de sua implantação efetiva.

“Houve o estudo inicial sobre fauna, flora e todas as características da área do Parque Natural, e hoje (sexta) é a apresentação do compilado do que foi registrado. Essa oficina está informando as diretrizes do plano, e depois tem a validação. Com a implementação do plano, o foco vira para ele, porque aí o município já pode investir. O plano de manejo dá as diretrizes do que pode, do que não pode, e aí o município já consegue ver qual é o tipo de equipamento que ele pode colocar ali, quais são as áreas que ele pode utilizar para a recreação, para a qualidade de vida da população”, explicou Anderson.

Estiveram presentes na oficina servidores de secretarias municipais, representantes de associações de moradores de bairros, do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e da PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), que foi a responsável pelo estudo e elaboração do plano de manejo, em convênio com a Prefeitura de Volta Redonda.

A assessora do Núcleo Integrado de Meio Ambiente da PUC-Rio, Juliana Silva, participou da oficina e explicou que a criação e a proposta do manejo têm uma orientação de relação social-ambiental no dia a dia da população, em uma prática que melhora várias frentes.

“Qualidade ambiental, de saúde pública, de infraestrutura, porque pode viabilizar ali um acesso ao parque para visitação de escolas. Inclusive o jardim zoológico do município, que tem um grande atrativo, permite um pouco dividir esse serviço com essas outras áreas, e esse parque natural vem um pouco coroar esse momento”, contou Juliana.

Após a avaliação dos integrantes presentes na oficina, o plano segue para publicação em diário oficial do município e, posteriormente, já poderá ser implantado pelo Poder Público.

Foto de Cris Oliveira – Secom/PMVR