Escola Especializada Doutor Hilton Rocha vai realizar atividades de 21 a 28 de agosto

A Secretaria de Educação de Volta Redonda (SME), através da Escola Municipal Especializada Doutor Hilton Rocha, realizará do dia 21 até o dia 28 de agosto a ‘Semana da Valorização da Pessoa com Deficiência Visual’. Com o tema: ‘Aprender a conhecer – Além da Visão’, o objetivo da atividade é chamar a atenção da sociedade para a importância da inclusão social, além de demonstrar o potencial produtivo e criativo das pessoas com deficiência visual.

Serão realizadas palestras com temas relacionados ao braile e sorobã, cuidados com os principais problemas visuais, tecnologia assistida, café filosófico e o 3º Encontro de Estudantes, Ex-Estudantes e amigos da Unidade Educacional-Histórias Extraordinárias. A programação contempla alunos da unidade, familiares, profissionais e a comunidade escolar.

Segundo a secretária de Educação, Rita Andrade, o evento é motivador para todos que participam.

“São atividades que podem ser acompanhadas pela comunidade e que engrandecem a necessidade da inclusão. Mostrando todo o trabalho que a SME realiza com os deficientes visuais. Serão seis dias de muitas ações e de muito conhecimento para nossos alunos e para os visitantes que vão conhecer de perto as necessidades desses alunos”, enfatizou.

A abertura da Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência Visual acontece nesta quarta-feira, dia 21, às 8h na Escola Municipal Especializada Hilton Rocha, no bairro Voldac. E vai contar com a palestra motivacional ‘Conhecereis a verdade e ela vos libertará’ com o Coach Alê Soares.

O prefeito Samuca Silva destacou o trabalho que a escola especializada realiza em Volta Redonda.

“A escola há anos se dedica a incluir e a preparar o deficiente visual para a sociedade, não apenas alfabetizando, mas também cuidando da sua autonomia e essa atividade intensifica ainda mais a socialização. Essa atividade é mais uma ótima oportunidade de discutir a inclusão”, declarou.

Confira a programação completa das atividades:

Dia 21 de agosto:

Horário: 8h às 11h

Palestra Motivacional – Conhecereis a verdade e ela vos libertará

Palestrante: CoachAlê Soares

Dia 22 de agosto:

Horário: 8h às 10h30 – 14h às 16h30

Tema: Braille e Sorobã

Palestrante: Rafael Ferreira e Rosilena da Silva

Dia 23 de agosto:

Horário: 8h às 10h

Tema; Café Filosófico – Livro: E não se esqueçam de regar os girassóis