Empresa norte-americana do ramo, que já firmou convênio com a Fevre, também vai capacitar professores da rede municipal

Um equipe da Prefeitura de Volta Redonda visitou nesta semana na capital paulista, a sede da Oracle – empresa norte-americana de tecnologia e informática. Estavam presentes o diretor-presidente da EPD-VR (Empresa de Processamentos de Dados de Volta Redonda), Matheus Moreira, o secretário municipal de Projetos Especiais e Captação de Recursos, Carlos Rosa, e o subsecretário municipal de Educação, Leandro Flores.

De acordo com o diretor-presidente da EPD, a visita teve dois objetivos. O primeiro foi firmar uma parceria com o programa Oracle Academy, da empresa norte-americana, que proporciona a capacitação de professores nas plataformas, produtos e soluções que a Oracle oferece. Segundo ele, essa capacitação no mercado comum tem um custo alto e envolve níveis de certificação.

“Ter profissionais especializados nessas soluções é caro e é raro. Queremos vir desde a base, reter profissionais em Volta Redonda com essa expertise na parte de tecnologia. A ideia é firmar essa parceria para capacitar professores da rede municipal, para que depois eles possam capacitar alunos a partir dos 10 anos. É um treinamento presencial, os técnicos virão a Volta Redonda, e tem também o ambiente virtual”, explicou Matheus, lembrando que a Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda) já firmou essa parceria.

O convênio a ser firmado é de até três anos. Inicialmente, o objetivo é aplicar esse treinamento para professores de cinco colégios da rede municipal e, dando certo, ampliar para o restante. A previsão é que a capacitação, que contempla 40 horas, comece até o fim do ano.

"O mercado de trabalho tem uma demanda muito grande por profissionais que dominam a tecnologia. Iniciar cedo é o caminho para o desenvolvimento de um profissional de sucesso. Por isso, nós da Secretaria Municipal de Educação temos introduzido nas crianças esse ambiente tecnológico através de aulas de informática e robótica educacional. Essa parceria com a Oracle Academy irá agregar muito para nossos professores que serão treinados por um gigante da informática e se tornarão multiplicadores do conhecimento para nossas crianças. O conteúdo irá contribuir na resolução de problemas complexos, desenvolver o pensamento crítico, a criatividade, o raciocínio lógico e preparar nossos alunos para esse mundo de oportunidades que é o da tecnologia. Esseé o Governo Samuca Silva preocupado em todos os aspectos com a Educação do município"explicou o Subsecretário Municipal de Educação, Leandro Flores

Além da visita para tratar do convênio, a equipe da prefeitura aproveitou a ocasião para falar sobre inovação e conheceu a incubadora de startups da Oracle. “Conhecemos para replicar o modelo da Oracle na incubadora de startups que a EPD vai desenvolver”, explicou Matheus Moreira.

Por Raphael Martiniano, com fotos de divulgação / SecomVR