As atividades iniciam na primeira semana de abril e durarão até julho, quando terá uma nova chamada

A UNIPOP, Universidade Popular de Volta Redonda, iniciou nesta sexta-feira, dia 22, as inscrições online para cursos e atividades que iniciam na primeira semana de abril e seguirá até julho, quando acontecerá uma nova chamada. Nessa primeira etapa, as inscrições devem ser feitas através do site da Prefeitura até o dia 27 de março.

A Unipop é uma iniciativa da Prefeitura de Volta Redonda junto às Instituições de Ensino Superior da região. Sua criação foi pensada como uma estratégia de aproximação da população com as faculdades, ampliando esta relação e gerando novas formas de contato e acesso à Rede Superior de Ensino.

O Coordenador municipal da Juventude, Luciano Campos, explicou a importância da iniciativa no município. "É muito importante oportunizar aos nossos jovens atividades que possam somar em sua formação. Tem muita coisa boa pra acontecer ainda na UNIPOP e uma delas é o primeiro Centro Municipal de Referência da Juventude da nossa cidade que também será abrigado no mesmo prédio. Com isso vamos levar ainda mais atividades para os jovens e toda a comunidade”, disse Luciano.

Luciano completou ainda que sempre houve o compromisso do prefeito Samuca Silva de não permitir que um prédio escolar mantivesse suas portas fechadas, tornando-se ocioso em meio a sua população, como era o caso do antigo Colégio Estadual Maranhão, localizado no bairro Eucaliptal, e que foi desativado pelo Estado. E agora se tornou a atual sede da Unipop por meio desta iniciativa municipal.

“Começamos nossa Universidade Popular com as experiências da Extensão Universitária, considerada um dos pilares do Ensino Superior, que é quando os seus estudantes saem de dentro dos muros das faculdades e apresentam projetos e atividades para a sociedade, compartilhando um pouco do saber acadêmico produzido em suas graduações, ao mesmo tempo, renovando seus próprios conhecimentos através do saber popular”, frisou.

Para o prefeito Samuca Silva, a UNIPOP é um espaço de troca e produção de conhecimento onde todos saem ganhando. “Nossos atuais projetos e cursos livres são oferecidos por estudantes bolsistas das faculdades ou por voluntariado da própria população. A UNIPOP agora está junto à Coordenadoria da Juventude, fortalecendo o campo das políticas públicas para educação e a juventude do município de Volta Redonda”, disse Samuca.

As chamadas para os cursos da UNIPOP são semestrais. Para participar dos cursos e projetos neste primeiro semestre o procedimento é o seguinte: primeiro, fazer a inscrição online; em seguida, a CoordJuv entrará em contato, por telefone, com os primeiros que preencherem as vagas, para que levem as documentações. As matrículas acontecerão presencialmente nos dias 28 e 29 de março. As aulas estão marcadas para começar no dia 1º de abril.

Por Renan Ferreira, com fotos de arquivo - Secom/VR