Apresentação, com regência do maestro Nicolau de Oliveira, idealizador do ‘Cidade da Música’, será na sexta-feira (15)

A Prefeitura de Volta Redonda promove na próxima sexta-feira (15) o tradicional Concerto Natalino no Cine 9 de Abril, na Vila Santa Cecília. A apresentação da Banda de Concerto, um dos grupos do projeto “Volta Redonda Cidade da Música – VRCM”, começa pontualmente às 19h30, e a entrada é de graça.

O espetáculo faz parte da programação cultural do município em comemoração ao Natal 2023. A regência do espetáculo é do maestro Nicolau Martins de Oliveira, idealizador do VRMC. No programa, estão incluídas 18 obras e 11 compositores.

O programa do espetáculo inclui “Sleepers Wake”, “Puer natus in Bethlehem”, “Uns ist ein Kindlein heut'gebor'N” e “Alle Menschen Müssen Sterben”, de Johann Sebastian Bach; a canção tradicional “Song of Praise”; “German Anthem”, de Franz Joseph Haydn; “Grand March”, da ópera “Aida”, de Giuseppe Verdi; “Primavera”, de Bartolucci; “Adagio Cantabile”, de Beethoven; “A Flauta Mágica”, de Mozart; “Percussion in Review”, de Harold L. Walters; “Noite de Paz”, de Franz Gruber; e a Coletânea de Natal de Franklin de Carvalho Júnior, com “O Primeiro Natal”, “Pequena Vila de Belém”, “Que Infante é Este?”, “Noite Jubilosa”, “Natal”, “Meia-Noite, Cristāos!”, “Exultem, O Povos!” e “Glória”.

‘Volta Redonda Cidade da Música’

A Banda de Concerto de Volta Redonda faz parte do projeto “Volta Redonda Cidade da Música”, que é mantido pela Prefeitura Municipal e beneficia cerca de quatro mil alunos da Rede Municipal de Ensino – Secretaria Municipal de Educação (SME) e Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda).

O projeto tem como objetivos principais permitir que, através da prática musical, haja o crescimento do ser humano em todas as áreas de sua vida, além de difundir a música no seu meio social e em outras comunidades, possibilitando a formação de novas plateias e instrumentistas, além de proporcionar a esses jovens nova perspectiva em sua vida profissional.

Criado e idealizado pelo maestro Nicolau, o “VRCM” conta ainda com Banda Mini, Banda de Metais, Coro Infantojuvenil, Coro Misto, Orquestra de Violinos, Orquestra de Violoncelos e Orquestra de Cordas.

Fotos: Divulgação – Secom/PMVR.