Revisão do Plano Diretor Participativo inclui novos bairros e polo metalmecânico siderúrgico

Projeto de Lei, apresentado em audiência pública, será entregue ao prefeito Samuca Silva para envio ao Poder Legislativo

A 5ª audiência pública de Revisão do Plano Diretor Participativo 2018 foi realizada pela prefeitura de Volta Redonda nesta terça-feira, dia 18, no auditório do Centro Universitário Geraldo Di Biase. O evento marcou o encerramento de um ano e meio de trabalho das equipes do IPPU (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano) e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU).

Novos bairros e áreas urbanas de expansão foram incluídas na Revisão do Plano. Segundo o presidente do IPPU, Márcio Lins, a revisão feita no Plano Diretor de 2008, que por lei teria que ser atualizado 10 anos depois, está concluída: A próxima etapa é a aprovação pelo Poder Legislativo.

“Tendo a aprovação dos conselheiros do CMDU, o projeto de Lei que será entregue ao prefeito Samuca Silva e será encaminhado aos vereadores com uma mensagem do executivo, está consolidado. Os novos bairros herdados da cidade de Pirai e que são de Volta Redonda, a área do Roma, a Rodovia do Contorno e suas áreas, a Rodovia dos Metalúrgicos, o futuro polo metal mecânico siderúrgico, as áreas da CSN nos bairros Aterrado e Aero Clube, estão no novo Plano Diretor”, informou Lins.

Cinco mapas mostrando a área de aplicação dos mecanismos urbanísticos,  de macrozonas de urbanização, macrozonas de expansão I e II, de expansão da produção, do perímetro urbano e abairramento com todos os setores, a proteção ambiental, artigo por artigo da nova legislação a ser aprovada, foram avaliados na audiência pública.

A valorização paisagística do Rio Paraíba do Sul e melhor uso de suas margens, também estão na Revisão do Plano Diretor 2018.  O arquiteto Edmilson dos Reis, do CAU (Conselho de Arquitetos e Urbanistas), elogiou o resultado. “Muito importante para ordenar o desenvolvimento econômico da cidade, criando empregos e para eliminar entraves a este crescimento, favorece a acessibilidade e protege áreas verdes”.

Segundo o prefeito Samuca Silva, a cidade legalizou as áreas com o macrozoneamento que vão receber os novos investimentos, com a valorização dessas áreas, favorecendo o desenvolvimento pelo acesso fácil pelas rodovias BR-393 e Presidente Dutra.

“Volta Redonda como capital da região central do Médio Paraiba, com a melhor infraestrutura em serviços, educação, saúde, cultura, conseguimos organizar a cidade na sua área vocacional, industrial, para atrair negócios, gerar empregos, como centro regional de desenvolvimento”, destacou o prefeito.

Afonso Gonçalves, fotos de Geraldo Gonçalves