Famílias que viviam no local foram beneficiadas com aluguel social e será contemplada com o programa Minha Casa Minha Vida

Uma equipe do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPU) realizou nesta semana uma fiscalização a área de ocupação irregular no bairro, Ponte Alta em Volta Redonda. O local estava sendo ocupado por 20 famílias que foram retiradas da ocupação devido ao risco iminente de desabamento. Segundo o presidente do IPPU, Márcio Lins, a visita foi para saber se área está preservada.

“As famílias foram retiradas do local e a vistoria foi para saber se houve algum retorno e se a área está preservada. A operação foi um sucesso e as pessoas que estavam na área já foram realocadas em locais seguros. Realizamos várias fiscalizações em diversos locais da cidade para evitar esse tipo de ocupação irregular que pode colocar a vida das pessoas em risco”, destacou.

No local, a Secretaria de Meio Ambiente já iniciou um reflorestamento com o plantio de mudas de amoreira, aroeira pimenta, sibipiruna, ipê entre outras. A desocupação do terreno foi firmada em meados de novembro, quando os moradores aceitaram a proposta de recebimento imediato de aluguel social e posterior inserção no programa ‘Minha Casa, Minha Vida’.

O prefeito Samuca Silva, destacou que a retirada dessas famílias foi um trabalho em conjunto de várias secretarias. “Toda a estrutura da prefeitura foi envolvida para a retirada dessas famílias que viviam sob risco. Além da ocupação ser irregular o local tem um sério risco eminente de desmoronamento o que poderia se tornar uma tragédia e nos como poder públicos devemos trabalhar para que esse tipo coisa não aconteça, prezamos pela vida da população. Hoje todos foram contemplados com o aluguem social e em breve terão seus apartamentos através do programa “Minha Casa Minha Vida”, no bairro São Sebastião”, disse.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Leandro Rezende, o local é de risco e com as recentes chuvas ocorreu um deslizamento. “Constatamos que a área está totalmente desocupada e conversando com um morador da proximidade, que relatou que houve um deslizamento no local e poderia ter acontecido um desastre se houvesse moradores. Isso mostra a importância desse trabalho de prevenção para eliminação da vulnerabilidade das famílias em risco. A gestão está trabalhando em prol da segurança da população de Volta Redonda”, contou.

Por Maria Clara Sales, com foto divulgação - SecomVR