As 40 crianças visitaram o museu no interior do Parque e receberam informações sobre proteção ambiental

Os alunos do Projeto Guarda Mirim, realizado pela Guarda Municipal de Volta Redonda e pela secretaria municipal de Ação Comunitária, visitaram nesta quinta-feira, dia 18, o Parque Nacional de Itatiaia. A viagem teve como objetivo despertar nas crianças a importância da preservação do meio ambiente e como ele é essencial para nossa qualidade de vida e das gerações futuras. Participaram do passeio 40 crianças que participaram do projeto.

“Como Coordenadora de um projeto tão bonito fico muito feliz de oportunizar a esses jovens um passeio de conteúdo diferenciado do que é o cotidiano deles. Acredito que conscientizar os jovens de hoje sobre a importância do meio ambiente, seus ecossistemas e biodiversidades é o caminho para garantir um planeta melhor para as gerações futuras”, afirmou a coordenadora do Projeto, Priscila Monteiro.

De acordo com o comandante da GMVR, Dalessandro de Assis, esse passeio é encerramento do ciclo do curso. “A próxima turma vai começar em agosto e nós procuramos sempre melhorar o projeto. Os passeios são sempre em lugares estratégicos para que além de se divertir, as crianças possam aprender coisas novas”.

O secretário municipal de Ação Comunitária, Marcus Vinicius Convençal, lembrou que o trabalho social realizado pelo projeto é muito importante. “O intuito da viagem, que tem cunho educativo e informacional, é despertar a consciência ambiental, sendo este tema trabalhado nos grupos e transversal à Política de Assistência Social”, contou.

Para o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, esse é um projeto social e educacional de grande importância para as crianças do município. “Mais uma etapa de sucesso do Projeto Guarda Mirim, que através da GMVR e da  SMAC desenvolvem em nossos futuros adultos, seres humanos mais conscientes e capazes de multiplicar as informações positivas que lhes são oferecidas”, disse o prefeito.

Sobre o Projeto

A Guarda Mirim é um Projeto Social da Guarda Municipal em parceria com a SMAC. Acontece semestralmente em comunidades previamente selecionadas por uma equipe da SMAC que identifica o público alvo. Atualmente o projeto trabalha com 100 vagas de guardas mirins. Cada bairro dispõe de 50 vagas, 25 na parte da manhã e 25 na parte da tarde.

Os jovens do projeto devem ser estudantes da rede pública de ensino, ter idade entre 8 e 15 anos. Ao longo do projeto eles recebem diversas instruções como primeiros socorros; ética, direitos humanos e cidadania; saúde pública e planejamento familiar; trânsito; noções de meio ambiente; combate e prevenção às drogas; entre outras atividades.

Por Ana Maria Mansur, com fotos de Divulgação - SecomVR