Ações de prevenção da administração municipal evitaram grandes problemas decorrentes da chuva do último domingo

A Defesa Civil Estadual esteve na tarde desta quarta-feira, dia 10, em reunião com o coordenador da Defesa Civil de Volta Redonda, Leandro Rezende, para dar orientações e avaliar o bom desempenho dos órgãos municipais após a forte chuva do último domingo. O objetivo dessa reunião foi, além de passar orientações importantes nesse caso de desastres ambientais, explicar sobre o preenchimento do Sistema de Informações Integrada de Desastres (S2ID) e a decretação de situação de emergência.

Leandro explicou que a equipe da Defesa Civil Estadual veio até o município para conhecer o trabalho diante do desastre. “É muito importante essa visita porque eles nos auxiliam nesse momento em questões próprias para a solução mais rápida do problema. Eu avalio como positivo esse encontro e isso reafirma que estamos no caminho certo para solucionar todos os problemas. Em breve nós teremos a situação normalizada”, destacou Leandro.

O Tenente Coronel Marcelo Watanabe, disse que a estrutura de Volta Redonda está muito bem preparada e orientada para resolver rapidamente os problemas inusitados. “Nós podemos observar aqui, na parte que interfere junto ao estado, que o município está fazendo a sua parte dentro do esperado e do padrão que adotamos, através do preenchimento de informações, levantamento de dados e capacidade técnica. Essa eficiência é fundamental para que os procedimentos continuem e os benefícios sejam retornados para a sociedade”, afirmou Watanabe.

Estiveram presentes também na reunião representando a Defesa Civil do Estado, o Major Robson Luis, e o Tenente Cellebrim, além do secretário de Estratégia Governamental, Claro Mariano, o secretário de Fazenda, Fabiano Vieira, o diretor presidente do Furban, Ronie Oliveira e o procurador geral do município, Augusto Nogueira.

O Prefeito Samuca Silva, falou que todos os setores da prefeitura estão voltados para resolver essa situação e controlar os riscos. “Volta Redonda foi o primeiro município do estado a emitir relatórios diários e dentro das conformidades que o Estado designa. Estamos cuidando da nossa população. Diversas ações de prevenção evitaram que os danos causados pela chuva fossem maiores”, finalizou Samuca.

Por Renan Ferreira com fotos de Geraldo Gonçalves - Secom/VR