Defesa Civil conclui curso básico de proteção

Curso teve início em Setembro e durou três meses

Aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 18, a formatura do primeiro curso básico de Proteção, que englobou técnicas da coordenadoria de Defesa Civil de Volta Redonda. Mais de 40 alunos participaram do curso que aconteceu no período de 18 de setembro a 04 de Dezembro.

“Fizemos esse curso lá na escola e viemos repassar esse conhecimento para as pessoas aqui da região. Além de formar esses alunos, a gente passa a ser instrutor de Defesa Civil da escola”, afirmou Leandro Rezende, responsável pela Defesa Civil de Volta Redonda.

Os alunos se tornaram agentes e podem, a partir de agora, atuar em conjunto com a defesa civil em seus bairros, agindo principalmente na prevenção de alguns casos.

“Eu gostaria de agradecer a oportunidade em participar desse curso. Porque os ensinos que nos foram passados, me fizeram despertar para uma atividade que eu não conhecia. Não consigo mais ver nenhuma tragédia sem pensar na presença da defesa civil e em como seria a atuação. Eu agradeço muito essa oportunidade que vocês me deram de conhecer o trabalho de vocês”, comentou a formanda Cleia Gonçalves.

Já Lucélia Machado, outra formanda, ressaltou que esse aprendizado é necessário para o convívio do dia a dia de qualquer pessoa. “A gente consegue enxergar a Defesa Civil com outros olhos. Não é só depois do desastre, eles também atuam na prevenção para evitar o desastre. Temos que estar sempre juntos. O que a gente aprendeu aqui foi lidar com a prevenção”, relatou.

No total o curso possuiu uma carga horária de 40 horas e entre as disciplinas ministradas estão assuntos como gerenciamento de desastres, competências do município, plano diretor, contexto internacional e nacional, a lei 12.608 entre outros. “Nesses três meses foram temas relativos à proteção de Defesa Civil de grande relevância. E, principalmente, os alunos aprenderam sobre os nossos cinco pilares: prevenção, mitigação, resposta, reconstrução e preparação”, completou Leandro.

Por Renan Ferreira com fotos de Geraldo Gonçalves