Ação preventiva aconteceu na Rodovia dos Metalúrgicos e contou com apoio da Guarda Municipal e de agentes do Inea

Equipes do sistema de Defesa Civil de Volta Redonda, formado pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Compdec) do município, Guarda Municipal (GMVR) e Inea (Instituto Estadual do Ambiente), realizou nessa quarta-feira (10) uma fiscalização do transporte de cargas perigosas. A ação, que teve também um caráter educativo, aconteceu na Rodovia dos Metalúrgicos, no bairro Casa de Pedra.

O balanço da operação registrou 58 abordagens a veículos, sendo: 28 caminhões tanque combustível; 8 de minério de ferro; 6 de carga viva (animal); 8 de sucatas; e 8 de entulho. Foram constatadas irregularidades como falta de ficha de emergência, de autorização do Inea para o transporte e equipamentos de segurança.

O coordenador da Defesa Civil de Volta Redonda, Rubens Siqueira, explicou que a atividade faz parte das ações de antecipação, prevenção, preparação e resposta do órgão. Segundo ele, é uma campanha educativa e fiscalizatória dos órgãos de resposta, em relação a esse transporte dentro do perímetro urbano do município.

“Quando falamos de fiscalização de cargas perigosas, é todo e qualquer tipo de carga, desde química, como combustíveis diversos, e cargas vivas, como animais, até as que envolvam vidros, minérios diversos, entre outras”, explicou Rubens.

Além dos tipos do conteúdo transportado, as equipes fiscalizaram o acondicionamento das cargas, condições do veículo, habilitação do motorista, ficha de emergência, e os protocolos de resposta em caso de incidente ou acidente com derramamento de um produto.

“Teremos também, a partir da semana que vem, outras fiscalizações, como em marquises, nas margens do Rio Paraíba do Sul, fazendo um mapeamento de todas as áreas do município que tenham proximidade à calha do rio; ciclo de palestras e debates junto à sociedade civil e organizada, empresas, escolas. Isso faz parte do calendário da Defesa Civil”, disse Rubens.

Foto de Cris Oliveira – Secom/PMVR.