Ação contou com teatro de fantoches realizado pela CMPD em Volta Redonda

Cerca de 200 alunos do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Othon Reis Fernandes, no bairro Verde Vale, assistiram nesta quinta-feira, dia 27, apresentações teatrais na unidade. A ação faz parte do projeto Prevenção com Arte, Educação e Saúde (Paes), do programa Escola Preventiva, promovido pela Coordenadoria Municipal de Prevenção às Drogas (CMPD) de Volta Redonda.

“Esse projeto trabalha ações de saúde voltadas especificamente para a prevenção de álcool e drogas, usando linguagem e didática para as crianças. Basicamente, ele é feito através da contação de história e teatro de fantoches”, explicou o coordenador municipal de Prevenção às Drogas, Ricardo Cunha.

Aluna do 5º Ano da unidade escolar, a jovem Taís dos Santos Lopes, de 12 anos, contou que é a primeira vez que assiste a uma apresentação desse tipo. “Gostei muito. Na história, não gostei quando o menino estava fumando. Também aprendi que não se deve acreditar em muitas coisas que os outros falam”.

Também aluno do 5º Ano, Eduardo Lopes Real, de 11 anos, também se mostrou muito contente em assistir a apresentação de fantoches. “Foi legal. Aprendi a não fazer coisa errada, como fumar, beber. Lembro mais da parte em que os irmãos ficavam brigando, porque eu tenho irmão e não é legal ficar brigando”.

A apresentação desta quinta-feira também está na série de ações da Semana Municipal de Prevenção ao uso de Álcool e outras Drogas, que acontece em Volta Redonda. De acordo com a CMPD, desde o início do ano já foram contempladas 34 escolas, atingindo aproximadamente 3,8 mil estudantes, e a meta do projeto é passar em todas as creches e escolas de anos iniciais.

O prefeito Samuca Silva explicou que o trabalho feito com as crianças dos anos iniciais é muito importante para resultados positivos no futuro. “Esse é o caminho: a prevenção desde cedo com nossos jovens. Através da coordenadoria, estamos reforçando esse trabalho nas escolas e nas comunidades para que Volta Redonda possa ser cada vez melhor”.

Por Raphael Martiniano, com fotos de Evandro Freitas. / Secom VR