Familiares, pacientes da saúde mental do Cais Aterrado, profissionais do setor e convidados participaram nesta sexta-feira, dia 13, de uma palestra com o tema ‘Cuidando de Quem Cuida’, que foi ministrada pelo psicólogo e coordenador municipal de Prevenção às Drogas (CMPD), Ricardo Vinicius Cunha.

“Realizamos hoje mais uma parceria CMPD com a secretaria de Saúde. Estamos no mês de prevenção ao suicídio e viemos aqui falar sobre o valor da vida. Se a gente não se cuida, quem vai cuidar da gente? Ações como essa são muito importantes”, disse o coordenador.

De acordo com a coordenadora Administrativa do Cais Aterrado, Raphaela Lavinas Dalboni, a iniciativa faz parte das ações da secretaria municipal de Saúde em alusão ao Setembro Amarelo. “Nosso objetivo é de conscientizar os funcionários e usuários sobre a prevenção ao suicídio, uma vez que somos uma unidade de referência em psiquiatria. É muito importante falar sobre as questões que podem levar as pessoas a cometerem suicídio, como as drogas”, disse a coordenadora.

Claudia Moraes, 47 anos, moradora do bairro Belmonte, que está recebendo apoio do setor da Saúde Mental onde seu filho esteve internado também participou da palestra. “Fui convidada a participar dessa palestra e era uma oportunidade imperdível. Aprendi que muitas vezes nós é que temos que mudar, e não o outro. Não nascemos com um manual de ser bons filhos ou pais. Precisamos ouvir o outro e reavaliar atitudes para ajudar os nossos filhos”, disse Claudia.

O secretario municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, destaca a importância das ações na promoção do amplo debate do tema junto à população. “Essa iniciativa é muito importante, tanto para a nossa equipe de saúde mental quanto para os familiares e usuários do setor. É um assunto delicado, mas que precisa ser discutido. Precisamos atuar na prevenção do suicídio, que muitas vezes ainda é tratado como tabu pela sociedade”, pontuou o secretário.

Por Fátima Santos com fotos de Geraldo Henrique - Secom/VR