Evento é aberto a estudantes e recebeu mais de 250 inscrições

Aberto a estudantes das redes municipal, estadual e particular, o II Campeonato de Games já conta com 272 inscrições para os jogos Fifa 2020, de futebol, e Just Dance, de coreografias musicais. O evento é realizado pela Prefeitura de Volta Redonda, através da Coordenadoria Municipal da Juventude. E nesta quarta-feira, dia 16, a competição foi realizada no Colégio Municipal João XXIII, no bairro Retiro.

Segundo o prefeito Samuca Silva, os jogos ajudam no desenvolvimento dos estudantes. “Os jogos de vídeo game conquistaram a juventude porque ensinam estratégias, planejamento, decisões rápidas e espírito competitivo, que serão essenciais na vida adulta e no amadurecimento das personalidades deles, ensinando-os a fazer a escolha certa, além da pura diversão que oferece”, afirmou.

Nas quatro etapas que serão feitas antes da final, serão selecionados dois estudantes por jogo, totalizando oito jogadores para o Fifa 2020 e o mesmo número para o Just Dance. Ao final da competição, os três primeiros colocados de cada modalidade receberão medalhas e troféus.

O coordenador Luciano Campos destacou a mudança ocorrida no campeonato. “Diferente do ano passado, neste ano, abrimos a participação para toda a rede de ensino da cidade. É importante abrir o leque e fomentar o esporte entre os jovens, democratizando os jogos. Além disso, os games são instrumentos de acesso à informação e ao universo dos jovens, e eles fazem uma competição sadia e com disciplina nos treinamentos”, explicou o coordenador.

A professora de História e Informática, Daniele Araújo Balbino, levou um grupo de oito alunos da Escola Municipal Tocantins para competir. Três deles se destacaram no Just Dance, Anie Emanuelle, Mariana Ponciano e Caíque de Oliveira. “A realidade dos jovens é jogar game, porque é o que desperta o interesse deles, é uma atividade excelente que ensina a pensar, a planejar. É um esporte bom para eles e para nós, professores que acompanham o desenvolvimento cognitivo dos alunos”, disse Daniele.

As seletivas acontecem na quinta-feira, dia 17, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, no bairro Niterói. Já na sexta-feira, dia 18, a competição será no Colégio Getúlio Vargas. A final será realizada no sábado, dia 18, no Ginásio da Ilha São João, a partir das 14 horas, durante o Anime Fest  Fan 2019, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o grupo AKAI (coletivo de Cultura Pop Nerd).

O metalúrgico Eduardo Paiva, pai do estudante Pedro Henrique Paiva, 16 anos, do 1º ano do Ensino Médio do ICT, elogiou a promoção da segunda edição do campeonato.

“Muito boa a iniciativa. É preciso mais eventos como este para os jovens. O governo municipal está de parabéns em promover campeonatos de game porque é o que eles gostam, curtem muito e ajuda a fazer amizades nos grupos de competidores”, comparou.

Por Afonso Gonçalves, fotos de Geraldo Gonçalves, Secom