Evento debateu a retomada de programas e projetos voltados para a juventude em todo Brasil

A CoordJuv-VR (Coordenadoria Municipal da Juventude de Volta Redonda) participou do Seminário Nacional de Gestores Municipais de Juventude, na última semana, em Brasília. O evento foi promovido pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), ligada à Secretaria-Geral da Presidência da República, que formula, supervisiona, coordena e articula políticas públicas para a juventude no âmbito nacional.

Durante o seminário, foram anunciados novos projetos e a retomada de programas pelo Governo Federal. Entre os anúncios feitos no encontro, nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho, estavam o relançamento do “Juventude Viva”, programa que visa prevenir e reduzir a mortalidade entre jovens; o “Juventude Negra Viva”; a reformulação do “ID Jovem”, documento que garante meia-entrada em eventos artístico-culturais e vagas gratuitas ou com desconto no transporte coletivo interestadual; além da realização da Conferência Nacional da Juventude, programada para dezembro deste ano.

A coordenadora da Juventude de Volta Redonda, que também preside o Fórum Estadual de Gestores, Larissa Garcez, comentou sobre a articulação de uma parceria com o Governo Federal para a inauguração de um novo projeto na cidade, e que o prefeito Antonio Francisco Neto recepcionará, no próximo mês, o secretário nacional da Juventude, Ronald Luiz dos Santos, na cidade.

“Nas discussões sobre a realização da Conferência Nacional da Juventude, Volta Redonda se destacou como uma das poucas no Brasil que, além de possuir um setor de política para Juventude, realizou a 4º Conferência Municipal, e conta com Conselho Municipal ativo, equipamento público voltado para a juventude, e já discute a criação de Fundo Municipal”, ressaltou Larissa Garcez.

Embora a maioria dos municípios do país tenha sido convidado, nem todos compareceram por falta de pasta e de políticas públicas para juventude. No Médio Paraíba, apenas Volta Redonda participou. “Isso comprova o compromisso e preocupação da Prefeitura de Volta Redonda com a construção de uma política pública sólida para as juventudes”, comenta Larissa.

Coordenadora da Juventude de Volta Redonda encontra com secretário nacional da pasta

Durante a tarde da última quinta-feira, Larissa Garcez encontrou o secretário Nacional da Juventude, Ronald Luiz dos Santos, no palácio do planalto. Durante a reunião, foram discutidos tópicos sobre a juventude especificamente voltados para a cidade de Volta Redonda.

Larissa entregou ao secretário um exemplar do compilado das Políticas Públicas para Juventudes (PPJs) na cidade e também alguns materiais das ações que vêm acontecendo no município.

E a coordenadora da CoordJuv-VR recebeu exemplares da edição atualizada do Estatuto da Juventude, que serão distribuídos para todas as escolas da cidade em uma ação pelos dez anos do documento, que serão completados em 5 de agosto, dentro das comemorações do Mês da Juventude no município.

O deputado estadual Munir Neto também participou do encontro através de vídeochamada e se colocou à disposição da SNJ para apoiar os avanços das políticas para as juventudes no estado do Rio de Janeiro.

Fotos de divulgação – Secom/PMVR.