Curso amplia o conhecimento dos profissionais na lida diária com as escolas, corpo docente, alunos, pais e responsáveis

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) de Volta Redonda inaugurou nesta terça-feira, dia 9, o Auditório Nancy Andrea de Mattos Barbosa, que sedia o curso de capacitação voltado ao atendimento junto à comunidade escolar do município, e ministrado por policiais militares que compõem esse serviço especializado na sua instituição. O evento foi organizado pela Semop e realizado na sua sede, na Ilha São João.

Voltada para a Patrulha Escolar e às cinco equipes da Unidade de Guarda Comunitária (UGC) - todos integrantes da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) -, a capacitação tem como objetivo ampliar a segurança nas escolas; esclarecer dúvidas sobre o trabalho policial nas unidades escolares; assessorar os colégios quando à segurança; constituir-se em um setor de assessoria da direção; aproximar as forças de segurança da escola e interagir com os alunos e autoridades.

A Patrulha Escolar tem como principais funções a prevenção, a orientação e a transformação, ficando em segundo plano a repressão a crimes e atos infracionais. Por conta disso, o curso enaltece a atuação junto à comunidade escolar, visando identificar os problemas comuns, buscar as soluções e refletir sobre os papéis de cada um.

Os responsáveis pela instrução afirmaram ainda que serão debatidos o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), direitos e deveres, fontes de violência, mediação de conflitos, sexualidade, prevenção às drogas, segurança, autoestima, regimento escolar, entre outros temas.

Para o secretário da Semop, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, que fez questão de participar da capacitação, “é de extrema importância não só a capacitação, mas também a integração, que acaba estreitando os laços profissionais, otimizando os recursos e oferecendo a elevação do conhecimento, que resulta na excelência do serviço prestado, que é a nossa meta”, resumiu.

Ao final do evento foi entregue pelo secretário Luiz Henrique, um ‘Certificado de Agradecimento’ aos cinco policiais militares que ministraram o curso de capacitação, como forma de reconhecimento por esse importante curso.

Fotos de divulgação – Secom/PMVR.