Futura unidade de saúde está em etapa avançada da obra e deve começar a operar em meados de 2023 - Foto: Divulgação/Secom PMVR

Um novo espaço para atender exclusivamente as crianças, com humanização e acolhimento. Esse será o Hospital da Criança de Volta Redonda, que está sendo erguido ao lado do Hospital Municipal Dr. Munir Rafful, no bairro Retiro. As obras estão avançadas, com finalização de estrutura metálica e início da concretagem das lajes em dezembro de 2022, e a previsão é que a futura unidade de saúde entre em operação em meados de 2023.

Retomada

O projeto começou a sair do papel com a retomada da obra pelo atual governo do prefeito Antonio Francisco Neto. Iniciada em 2016, a construção ficou paralisada nos últimos anos e foi retomada com recursos do município, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e emenda de bancada proposta pelo deputado federal Antonio Furtado. No total, são quase R$ 6 milhões de emenda parlamentar, mais R$ 9,4 milhões do governo estadual, por meio do projeto “Somando Forças”, da Secretaria das Cidades.

Funcionamento

Inicialmente a unidade funcionará em conjunto com o Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (Hospital do Retiro), mas terá uma recepção própria, consultórios de atendimento, consultórios de classificação de risco, salas de medicação, de emergência vermelha e de nebulização. Ao ser totalmente concluído, o novo hospital passará a funcionar de forma independente, ganhando ainda áreas de repouso e de internação.