A Prefeitura de Volta Redonda informa que, devido ao feriado de Carnaval, não funcionará de 18 a 22 de fevereiro, com retorno das atividades no dia 23. Um esquema especial foi montado para manter os serviços essenciais funcionando. Confira o que abre e o que fecha durante o feriado prolongado:

Espaços Culturais
A Biblioteca Municipal Raul de Leoni, o Espaço das Artes Zélia Arbex e os memoriais Zumbi e dos Ex-Combatentes estarão fechados durante o feriado prolongado.
A galeria de arte urbana ‘Erastotenes Roberto Alves de Sousa’, na passarela do viaduto Nossa Senhora das Graças, permanece aberta 24h todos os dias.

Zoológico Municipal (Zoo–VR)
O Zoológico Municipal de Volta Redonda ficará aberto ao público nos dias 18, 19, 21 e 22/2. Como tradicionalmente acontece, o zoológico ficará fechado na segunda-feira, dia 20 de fevereiro, para manutenção. O horário de funcionamento será normal, das 8h às 16h30.

Secretaria Municipal de Fazenda
Os guichês de atendimento da SMF não funcionarão neste período, retornando o atendimento normalmente na quinta-feira, dia 23.

Saae-VR
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR) vai operar em regime de plantão durante o feriado prolongado. Quem tiver problemas com esgoto ou abastecimento de água pode entrar em contato com a autarquia pelos números 115 ou (24) 3344-2900, que terá à disposição caminhões-pipa, retroescavadeiras e caminhão Munk.

Cemitério e Funerária Municipal
O Cemitério Municipal Bom Jardim Isidório Ribeiro, no bairro Retiro, estará aberto para visitas durante o feriado prolongado, das 7h às 17h30. A funerária municipal funciona 24 horas por dia em sistema de plantão.

Coleta de lixo e Coleta Seletiva (SMI e SMMA)
A coleta de resíduos sólidos domiciliares e comerciais (lixo) funcionará normalmente durante os dias de Carnaval. Na terça-feira (21), o início será antecipado para as 18h. A varrição de ruas, avenidas e praças também segue programação normal.

Coleta seletiva: a cooperativa Folha Verde vai operar normalmente, enquanto a Reciclar VR terá recesso de sábado (18) até terça-feira (21), retomando os serviços na quarta-feira (22). Os dias e horários de coleta seletiva em cada bairro podem ser conferidos na seção de Destaques do perfil da prefeitura no Instagram (instagram.com/prefeituravr).

Saúde (SMS)
Os hospitais municipais São João Batista (HSJB); Dr. Munir Rafful (HMMR), no Retiro; e Dr. Nelson Gonçalves, no Aterrado, funcionarão normalmente durante o feriado prolongado, assim como a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Santo Agostinho – que funciona temporariamente no prédio da Faetec, durante as obras de melhorias da estrutura da UPA.

Com o espaço do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Conforto também em obras, o atendimento está sendo feito temporariamente na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro 249, das 8h às 18h, de 18 a 22/2 para acolhimento a casos leves. Qualquer eventualidade mais grave, os usuários devem procurar as unidades de urgência e emergência do município.

Testagem – O atendimento para testagem de Covid-19 durante o Carnaval será feito na UBSF 249, de 18 a 22/02, das 8h às 18h.

Educação (SME)
Não haverá aula na rede municipal de ensino durante a semana do Carnaval. As atividades retornam normalmente em todas as unidades escolares na segunda-feira, dia 27/2.

Esporte e Lazer (Smel)
A Arena Esportiva de Volta Redonda ficará fechada de sábado (18) a quarta-feira (22), reabrindo na quinta-feira, dia 23.
O Parque Aquático funcionará normalmente de sábado (18) a quarta-feira (22), e na sexta-feira (24). Na quinta-feira, dia 23, é dia de limpeza, por isso o espaço estará fechado.
Confira os horários de funcionamento:
– 18/02 (sábado) das 8h às 17h;
– 19/02 (domingo) das 8h às 17h;
– 20/02 (segunda) das 9h às 17h;
– 21/02 (terça) das 9h às 17h;
– 22/02 (quarta) das 9h às 17h;
– 23/02 (quinta) fechado para manutenção;
– 24/02 (sexta) das 9h às 17h.
Devido ao Carnaval, a secretaria do parque não irá funcionar nos dias 20, 21, 22 e 23/02. De 20 a 24 de fevereiro não haverá realização de exames dermatológicos.

Guarda Municipal (GMVR)

A Semop (Secretaria Municipal de Ordem Pública) estará em patrulhamento nas ruas, através da Guarda Municipal, durante 24h no período de Carnaval. Foi feito um planejamento junto ao 28ª Batalhão de Polícia Militar (BPM) e demais forças de segurança, para que o trabalho seja feito de forma integrada.

Os agentes se concentrarão nos 11 blocos carnavalescos autorizados pela Prefeitura de Volta Redonda, e que vão sair em oito bairros, entre os dias 17 e 21 (sexta a terça). As rondas serão intensificadas, principalmente nos locais de maior movimento à noite, além dos agentes estarem atentos para os possíveis eventos clandestinos.

Ônibus Tarifa Zero (STMU)
O ônibus do Tarifa Zero funcionará apenas no sábado, dia 18, até às 14h. O transporte será retomado na quarta-feira, dia 22.

Fotos de Cris Oliveira – Secom/PMVR