Encontro contou com cerca de 500 pessoas, além da participação da Fanfarra Municipal

Cerca de 500 pessoas participaram na manhã desta quinta-feira, 15, da caminhada em alusão ao Dia Mundial do Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda. Promovida pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDPI), em parceria com a prefeitura, a ação faz parte da campanha do “Junho Violeta” – mês de reflexões e de celebração pelo “Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa”, celebrado neste dia 15. A data alerta para a responsabilidade de cada um na construção de uma sociedade que respeite e garanta os direitos desse público.

Os participantes saíram da Praça Brasil em direção à Rua 12, seguindo pela transversal da Rua 23, sentido Rua 14, até a praça Rotary, embaixo da Biblioteca Municipal Raul de Leoni. A ação contou com o apoio das secretarias municipais de Ação Comunitária (Smac), Esporte e Lazer (Smel), Saúde (SMS), Ordem Pública (Semop), Guarda Municipal (GMVR) e da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre).

Além de funcionários dessas secretarias, a caminhada reuniu idosos acompanhados pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCVF) e do programa Viva a Melhor Idade. O evento contou com a presença da Fanfarra da Melhor Idade e de atrações musicais.

O deputado estadual Munir Neto, que estava presente na caminhada, ressaltou a importância de lembrar a data: “Infelizmente ainda existem maus tratos e violência contra os idosos. Precisamos denunciar e coibir quem quer que seja. Temos que denunciar todos os tipos de violência que eles possam sofrer. Volta Redonda é referência em ações voltadas para a terceira idade, mas infelizmente ainda existe esse tipo de violência. Precisamos ficar atentos. Como deputado estou combatendo isso em todo o estado do Rio de Janeiro” disse Munir.

A secretária municipal de Ação Comunitária, Carla Duarte, conclamou aos presentes para que denunciem a violência: “Se você conhece alguém que sofre violência, denuncie através do Disque 100. Essa é uma luta de todos. Nosso objetivo é chamar a atenção da sociedade sobre a violência contra as pessoas idosas, para inibir, coibir, resolver e pôr fim a este tipo de agravo”, disse a secretária.

O senhor Sirley Ferreira, 65 anos, morador do Conforto, estuda na Academia da Vida e estava participando da caminhada: “A realização desse evento é muito importante para conscientizar as pessoas sobre a violência que os idosos podem sofrer. Achei importante participar desse evento”, disse.

O presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDPI), Geraldo Antônio Batista Vida, destacou que a ação é um alerta para conscientização e combate a atos de violência contra os idosos.

“A conscientização é sobre a necessidade do combate à violência contra a pessoa idosa. O lema desse evento é: ‘Se você não está agindo, você faz parte do problema’. Você faz parte do problema quando deixa o idoso sofrer violência física, psicológica, financeira, moral e não denuncia. Parabéns a todos nós que hoje estamos aqui mostrando para a sociedade a importância de denunciar”, disse Geraldo.

Fotos de Cris Oliveira – Secom/PMVR.