Capacitação acontece no Kartódromo do bairro Aero Clube e as inscrições podem ser feitas na secretaria de Ordem Pública

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), iniciou nesta segunda-feira (20) a segunda edição da ‘Capacitação de Pilotagem Segura e Cidadã’, com a presença de motociclistas que residem no município. O curso é de graça e tem o objetivo de instruir condutores já habilitados. As aulas teóricas e práticas são ministradas no Kartódromo de Volta Redonda, no bairro Aero Clube, divididas nas partes da manhã e tarde, com carga horária de oito horas.

O curso é ministrado pela escola do campeão e piloto profissional Helder Shad, e a parte teórica é aplicada pelo corregedor da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR), inspetor Valdo Rocha. Entre os assuntos abordados, estão o uso correto dos freios em pista reta ou curva, aceleração, posicionamento correto da motocicleta, uso do equipamento de segurança, manutenção preventiva do veículo, entre outras técnicas.

As inscrições podem ser feitas na sede da Semop, na Ilha São João, das 9h às 11h30, e das 14h às 17h30 – de segunda a sexta-feira. Os interessados precisam ser habilitados, ou seja, possuir CNH (Carteira Nacional de Habilitação) na categoria A. Ao final do curso, os participantes recebem um certificado de conclusão.

“O número de acidentes envolvendo motocicletas é muito alto na nossa cidade e precisamos diminuir. O foco é a segurança dos motociclistas e do trânsito como um todo. Os acidentes com motos oneram e ocupam vagas em hospitais por longos períodos, sem contar o prejuízo para o próprio acidentado e sua família”, salientou o secretário da Semop, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa.

Fotos cedidas pela Semop.
Secom/PMVR