Equipe também fez 32 visitas a instituições de acolhimento de idosos e aos locais de atividades para terceira idade das secretarias de Esporte e Lazer e de Ação Comunitária

A Patrulha de Proteção ao Idoso de Volta Redonda atendeu 26 novos casos em agosto, totalizando 50 atendimentos no mês – divididos em 28 mulheres e 22 homens, com idade variando entre 60 e 90 anos. O serviço especializado fez ainda 32 rondas presenciais a instituições de acolhimento de idosos e aos locais de atividades desenvolvidas pelas secretarias municipais de Esporte e Lazer (Smel) e de Ação Comunitária (Smac).

Dos atendimentos, 15 (30%) tiveram origem espontânea; 11 (22%) vieram do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); nove (18%) provenientes do Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública); dois (4%) originaram do Nuai (Núcleo de Atendimento ao Idoso), que funciona na 93ª DP (Delegacia de Polícia); e 13 (26%) foram de outros órgãos. Após o primeiro contato, os casos foram encaminhados à patrulha para que a assistência fosse iniciada e tivesse o acompanhamento diário.

Em agosto, as supostas infrações contra os idosos foram: 10 casos de violência psicológica; nove de abuso financeiro; nove de negligência; seis de abandono; cinco de maus-tratos, além dos não identificados com 10 casos; e outros, como injuria furto, dano, sobrecarga familiar, que somaram 16.

Além disso, foram feitas rondas em 32 instituições que cuidam de idosos no município; 23 contatos do Nuai com os assistidos, e 22 Registros de Ocorrência (RO) realizados com a ajuda do Nuai. A Patrulha é formada pelos GMs Ana Lúcia e Adam e o psicólogo Victor Sobral.

“A Patrulha de Proteção ao Idoso tem mudado a realidade dos idosos de Volta Redonda, agora com a distribuição do Estatuto do Idoso, que pretendemos entregar a todos os maiores de 60 anos que vivem aqui. Se alguém tiver conhecimento de abuso contra à pessoa idosa, basta procurar a Patrulha do Idoso, através do Nuai, do Creas/Cras, Smel, Semop e pelo número 153 (GMVR), que terá toda a assistência e orientação possíveis”, explicou o secretário municipal de Ordem Púbica, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa.

Fotos: Divulgação/PMVR.