Coordenadores de grupos de convivência ganharam certificados e puderam conhecer de perto o projeto de segurança pública ‘Cidade Monitorada’

A Semop (Secretaria de Ordem Pública) de Volta Redonda realizou a entrega de diplomas de “Amigos da Ordem Pública” a coordenadores de grupos de convivência da Melhor Idade. O grupo, formado por cerca de 50 pessoas, ainda pôde conhecer de perto o projeto de segurança pública “Cidade Monitorada”, que conta com cerca de 700 câmeras que realizam videomonitoramento, garantindo maior segurança e ordenamento público. A ação aconteceu na última sexta-feira (20), no auditório da Semop, na Ilha São João.

A homenagem foi uma forma de parabenizar e agradecer a todos os coordenadores da Melhor Idade que impulsionaram o projeto Patrulha do Idoso nos grupos de convivência, em parceria com a Semop, Smac (Secretaria Municipal de Ação Comunitária) e Guarda Municipal (GMVR). Com o trabalho, mais de 4 mil idosos receberam informações sobre a violação de seus direitos.

“O Estatuto do Idoso tem 20 anos e poucos conhecem de verdade o que eles têm de diretos. O objetivo é fortalecer e fazer com que mais pessoas entendam o estatuto. As estatísticas de violência contra os idosos aumentaram no nosso país. Nosso estado tem a maior população idosa do Brasil. Então, por que não fazermos algo para mudar essa realidade? Essa parceria com os coordenadores contribui muito com a segurança pública da cidade. Vamos transformar a cidade e torná-la ainda mais uma referência na garantia aos direitos dos idosos”, afirmou o secretário de Ordem Pública, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa.

“Muito bom saber que a nossa cidade tem um equipamento de segurança como esse. Ainda mais chegar aqui e ter a surpresa de um certificado em reconhecimento do nosso trabalho. Vou levar às informações para o nosso grupo e colocar esse certificado em um lugar de destaque”, agradeceu a coordenadora do grupo de convivência Estrela da Manhã, do bairro Belmonte, Elisângela Nicácio Pereira.

Para a secretária de Ação Comunitária, Carla Duarte, o trabalho de humanização da secretaria de Ordem Pública é fundamental para a promoção de políticas em prol da Melhor Idade. “É um trabalho maravilhoso que a Secretaria faz com a Patrulha do Idoso. Em que as informações sobre os direitos previstos na lei chegam a quem precisa. Hoje comemorar, no mês do idoso, essa vitória é motivo de gratidão. Só tenho a agradecer a toda essa equipe que ajuda a promover e exaltar esse trabalho tão importante para os nossos idosos”, comentou Carla.

Também participaram do evento, a coordenadora do Escritório Social da Smac, a advogada Adriele Gama; a coordenadora do Projeto Patrulha do Idoso, Elizabete Teixeira; o coordenador do Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), inspetor Gilson do Carmo; e a presidente da FAM (Federação das Associações de Moradores), Fátima Martins.

App de combate à violência contra idosos

Em breve, a Semop irá lançar um aplicativo para que o idoso, vítima de violência, possa solicitar socorro. “Sabemos que existem idosos que vão para os grupos de convivência para fugir de uma situação de violência. Com esse novo aplicativo, ele poderá acionar e o local onde ele estiver será identificado. Em seguida, o socorro será enviado. Mais uma arma contra maus-tratos contra os nossos idosos”, revelou Luiz Henrique.

Foto: Divulgação/Semop-PMVR