Efetivo estará presente nas quatro unidades de ensino onde as provas serão aplicadas e vai garantir o ordenamento do trânsito, auxiliando na chegada e saída dos candidatos

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) vai reforçar o efetivo de guardas municipais nas ruas de Volta Redonda neste domingo (12). A ação é para garantir a segurança dos estudantes que irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e contribuir com uma melhor fluidez no trânsito. Uma reunião realizada nesta quinta-feira (9) entre a Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR), a Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU), representantes do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda) e o coordenador local do Enem definiu detalhes de como será o esquema de atuação.

O efetivo estará presente nas quatro unidades de ensino onde as provas serão aplicadas: UniFOA – Campus Três Poços; Colégio Getúlio Vargas, no bairro Laranjal; Escola Municipal Juarez Antunes, no bairro São Luiz; e Escola Municipal José Botelho de Athayde, no bairro Vila Americana.

Os agentes auxiliarão na chegada e saída dos candidatos, além de garantir o ordenamento do trânsito no entorno das unidades de ensino. A abertura dos portões será às 12h, com o fechamento às 13h. O início das provas será às 13h30, com o término às 18h30.

“A Guarda Municipal vai ter efetivo nos locais de provas para garantir a livre circulação e a restrição de estacionamento. As normas de circulação dos locais vão ser fiscalizadas com rigor, porque será proibido estacionar em frente a essas unidades de ensino. Os transtornos registrados na semana passada ocorreram devido ao estacionamento irregular”, afirmou o comandante da GMVR, Silvano de Paula.

Estacionamento no UniFOA

A maior concentração de candidatos do Enem será no UniFOA, assim como aconteceu no domingo passado. Para evitar transtornos, a instituição irá disponibilizar 1.150 vagas de estacionamento, com entrada liberada a partir das 12h. No entanto, não será permitida a permanência do acompanhante do candidato no local onde o veículo ficará estacionado. A retirada só será possível a partir de 15h30, quando os primeiros candidatos são liberados a deixar a sala de aplicação de provas.

Neste segundo dia de aplicação do Enem, os participantes terão cinco horas para resolver as questões de ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia), e matemática e suas tecnologias (matemática). Aqueles que solicitaram tempo adicional e tiveram os pedidos aprovados terão uma hora a mais para concluir as provas.

Transporte público gratuito

Quem for prestar o Enem em Volta Redonda terá transporte gratuito para os locais de aplicação de prova. Os estudantes das redes pública e privada que possuem cartão de passe escolar terão acesso liberado em todos os ônibus municipais. Basta apresentar a carteirinha. Já os candidatos que não têm o cartão poderão embarcar em ônibus que estarão sinalizados, desde que apresentem o comprovante de inscrição para o Enem.

Ônibus saindo da rodoviária

Segundo o secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU), Paulo Barenco, ônibus especiais sairão da rodoviária a partir das 9h até o meio-dia (12h). Com saídas a cada 30 minutos na primeira hora; e de 15 em 15 minutos após as 10h.

Já na saída dos alunos dos locais de aplicação das provas, haverá ônibus especiais em circulação constante a partir das 16h, até 19h.

Tarifa Zero

Ônibus do Tarifa Zero também irão circular neste domingo para atender a todos os estudantes, tanto na ida como na volta. Um sairá da rodoviária, sentido São Luiz; e outro com destino à rodoviária vai estar circulando nas regiões centrais e rotas do Tarifa Zero (Retiro, Aterrado, Vila Santa Cecília (Sider Shopping), Gustavo Lira, Rodovia dos Metalúrgicos (Shopping Park Sul), Amaral Peixoto, Lucas Evangelista e Retiro) para atender aos candidatos.

“Todas essas medidas são para auxiliar a quem vai realizar a prova neste domingo”, comentou Barenco.

Dicas de trânsito no dia da prova

O secretário municipal de Ordem Pública de Volta Redonda, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, listou algumas dicas de trânsito para que os candidatos possam chegar de forma tranquila aos locais de prova.

“Orientamos que as pessoas se planejem e saiam de casa com antecedência para que cheguem de forma tranquila nos locais de prova. Utilize o transporte público; isso contribui para a mobilidade urbana, desafogando o trânsito e promovendo maior fluidez. Se for utilizar o transporte público, esteja atento aos horários. Já se for de carro ou moto, estacione em local apropriado e ofereça carona. Dessa forma vamos estar contribuindo também com a mobilidade urbana”, finalizou.

Foto: Semop/PMVR.